Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Lebréis e Sigthounds, sem classificação na FCI.
Tamanho grande; 61 a 71 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça (com a visão)
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Rússia

 

Clique para ver

 
South Russian Steppe Hound

O Estepe Borzoi, um dos sigthounds da Rússia, é bem menos conhecido do que os Borzois, que ganharam fama internacional devido a sua ligação com a realeza.

No passado, na região norte da Rússia, as caçadas eram feitas tanto com cães do tipo sighthound (que caçam com visão) como com o do tipo "Laika" (existem diversos Laikas). No entanto, nas regiões ao sul, através das vastas planícies e estepes, os habitantes dos vilarejos sempre caçaram a cavalo, acompanhados de um ou dois sigthounds e por vezes também com uma águia ou falcão, em vez de uma arma de fogo. Essa é uma tradição de séculos dos "Tártaros" e "Cossacos", que colonizaram essas regiões.

Nas imensas estepes que vão do norte das Montanhas do Cáucaso (oeste do Mar Cáspio) e seguem acima através dos estuários dos rios Volga e Don, ainda existe grande variedade de caça, o que permite a continuação da tradição dos Cossacos de se utilizarem desses velozes cães nas caçadas.

Os cães mais usados nessa região eram o Estepe Borzoi assim como o Chortaj. Esses animais saem a procura da presa e, dependendo da capacidade visual do cão, ele pode encontrar a caça a distâncias superiores a 300 metros. Assim que avistada a presa, inicia-se a perseguição.

O Estepe Borzoi é mais rápido, mas não tem a mesma resistência para longas perseguições que o Chortaj possui. Por outro lado, ele possui a incrível capacidade de dar pequenos arranques em tal velocidade, que consegue cercar a presa antes que esta alcance uma moita ou qualquer tipo de abrigo. Os cães mais novos são colocados em parceria com um mais velho e experiente. Aqueles que não atingem a habilidade desejada, em geral são sacrificados. Apesar de não ser normal encontrar este cão na função de companhia, o Estepe Borzoi é dócil e gentil com aqueles que convive, mas é reservado com estranhos.

A pelagem é curta grossa e lisa.

A cor é praticamente qualquer uma, desde que sólida.

Na aparência geral o Estepe Borzoi é um típico sigthound, com um certo ar aristocrático, elegante, lembrando um Sloughi. A cabeça é afilada, com stop quase inexistente. As orelhas de tamanho médio, são pendentes. A cauda é portada baixa entre as pernas e com o terço final curvado.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!