Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Pastores, sem classificação na FCI.
Tamanho grande; 61 a 73 cm
Peso 34 a 51 Kg
Pelagem curta
Agressividade alta (controlável)
Aptidão
Atividade
Espontânea
média
Área para criação grande
País de Origem Rússia

 

Clique para ver

 
Byelorussian Owtcharka

Esses cães são muito similares em aparência ao Pastor Alemão, tendo sido desenvolvidos diretamente de exemplares desta raça que foram levados para a antiga União Soviética nos anos de 1920.

Após mais de 25 de seleção, especialmente visando animais que pudessem tolerar melhor o clima da Rússia, a raça apresenta diferenças significativas dos seus antecessores do oeste europeu, como ser mais quadrados no perfil, um pouco mais musculoso e com pelagem mais densa.

Apesar de a principio a raça estar centrada na Bielorrússia e nas mais distantes províncias do oeste da antiga União Soviética, o Clube do Pastor da Bielorrússia hoje tem milhares de membros, espalhados por toda a Comunidade dos Estados Independentes, sendo hoje a raça mais divulgada da Rússia.

Por serem rústicos e agressivos cães de guarda, eles eram os favoritos da KGB. Por imposição do Kremlin a KGB insistia na pelagem completamente preta (mais intimidadora). Se um único filhote não-preto nascesse em uma ninhada, toda ela era sacrificada e o acasalamento não se repetia. Fora dali, no entanto outros criadores aceitavam uma maior variação na cor.

O Pastor da Bielorrússia tem o temperamento similar ao dos Dobermans, inteligentes, alertas, reservados com estranhos, mas obedientes, fiéis, gentis e sempre dispostos a agradar as pessoas da família.

A pelagem é curta e lisa.

A cor é o preto, preto com selamento dourado, sable e raramente branco ou tigrado.

Na aparência geral o Pastor da Bielorrússia é um cão de porte grande, muito parecido fisicamente com o Pastor Alemão. Ele é forte, bonito, aristocrático, com o dorso em nível, com membros retos e de ossatura forte. A cabeça é bem desenhada, com focinho proporcionalmente um pouco mais longo que o do Pastor Alemão, com orelhas eretas e bem separadas. A cauda é portada baixa, longa, e em forma de sabre.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!