Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Cães Pastores, sem classificação na FCI.
Tamanho médio; 43 a 51 cm
Peso 16 a 20 Kg
Pelagem moderadamente curta
Agressividade média
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Austrália

 

Clique para ver

 
Stumpy Tail Cattle Dog

O Stumpy Tail Cattle Dog é oriundo do cruzamento do " Dingo com o Smithfield", um cão preto-e-branco, anuro (sem cauda), com pelagem densa e longa. O responsável por esse cruzamento foi um vaqueiro de nome Timmins.
Os filhotes, também anuros e de cor avermelhada, passaram a ser conhecidos como "Timmis Biters".

Esse cães foram mais tarde cruzados com um collie blue merle de pêlo curto. Desse acasalamento surgiram cães anuros avermelhados como também azuis ou azuis manchados ou mosqueados.
Cães nascidos posteriormente apresentavam também marcações em preto na cabeça e algumas também pelo corpo.

Através de um programa de seleção criterioso, a ausência da cauda se tornou uma característica fixada na raça.

Esse cão possui não só uma história bem parecida com a do Cão Pastor Australiano (Australian Cattle Dog), como também a mesma capacidade e controle no trabalho. A raça foi reconhecida pelo Conselho Nacional do Kennel Clube Australiano em 1988. Nesta data o número de cães registrados não era significativo, mas esse número vem crescendo rapidamente, já que mais e mais pessoas vão tomando consciência da versatilidade e capacidade de trabalho desses cães.

O Stumpy Tail Cattle Dog é um trabalhador nato e pode tomar conta tanto do rebanho de bovinos, ovinos ou caprinos como também de aves domésticos como galinhas, gansos, etc.
Ele é alerta, inteligente, persistente e extremamente sociável e afetivo com a família, mas não se adapta muito bem à vida urbana.

A pelagem é densa, moderadamente curta, dura e reta.

A cor pode ser o azul, azul rajado ou azul manchado. Tanto a cabeça como o corpo, podem apresentar marcações em preto. Quando a cor é o vermelho manchado, ele precisa estar em 100% do corpo. Marcações em vermelho escuro só são permitidas na cabeça e no corpo.

Na aparência geral o Stumpy Tail Cattle Dog é um cão que à primeira vista, fisicamente, se parece muito com o Australian Cattle Dog, mas o corpo é mais quadrado e o comprimento das pernas é como as do Dingo, mais alongadas. As orelhas são proporcionalmente pequenas e eretas. A maior característica da raça é a cauda com implantação alta e naturalmente curtíssima, por isso o nome Stumpy Tail (toco de cauda).

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!