Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Hounds, sem classificação na FCI
Tamanho médio; 40,5 a 58,5 cm
Peso proporcional a altura e nunca superior a 25 kg
Pelagem curta
Agressividade média
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Estados Unidos

 

Clique para ver

 
Stephens Stock Cur

Nos anos seguintes à II Guerra Mundial, cinco correntes de Curs montanheses foram reconhecidas.

Á expressão "Cur" tem o significado de "mestiço ou vira-latas", como conhecemos. Esses curs surgiram provavelmente do cruzamento de vários hounds com cães guardiões de rebanhos e com os chamados "pariah dogs", cães que viviam isolados, longe do convívio humano.

A família de Mr. Hugh Stephens, do sudeste de Kentucky, a mais de 100 anos vinha criando uma linhagem própria desses curs, dando sempre preferência aos "Little Blacks", os "pretinhos".

Em 1970, reconheceu-se que a linhagem dos cães de Stephens era suficientemente fixada para merecer registro próprio e passou a ser classificada como raça distinta.

Esses cães de Stephens eram mais do tipo hound que a maioria dos outros curs, pois eles seguiam pistas frias, isto é, farejavam e eram capazes de trilhar e localizar animais feridos que haviam passado por ali a dias. Muitos caçadores o preferiam devido a sua voz durante a caçada, que mudava quando a presa estava em árvores e também ao seu espírito competitivo de caçador.

Eles são especialistas na caça de esquilos, guaxinins e assemelhados.

Apesar de serem muito pequenos para caçar animais de grande porte sozinhos, eles são corajosos suficiente para caçar em matilhas animais como leões da montanha e ursos.

O Stephens Stock é muito receptivo aos agrados da família, mas é bem arredio com estranhos. Ele é um cão rápido, sensível e de fácil treinamento.

A pelagem é curta e pode ser lisa ou áspera de textura. O subpêlo é curto, denso e macio.

A cor é o preto. Marcações em branco são permitidas desde que não ultrapasse 1/3 do total.

Na aparência geral o Stenphens Stock Cur é um cão de porte médio, forte, ágil de corpo ligeiramente mais longo do que alto. A pernas são longas o suficiente para permitir que ele se movimente com rapidez e agilidade em terrenos difíceis. A cabeça é larga, com stop moderado e focinho proporcionalmente um pouco mais curto que o crânio. As orelhas são pendentes e a cauda, de comprimento médio, é reta e portada baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!