Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Lebréis, sem classificação na FCI.
Tamanho médio; 46 a 60 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem longa
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Estados Unidos

 

Clique para ver

 
Silken Windhound

A história desse belo lebrel teve início na década de 1970, a partir de outra raça, conhecida como Long Haired Whippet (Whippet de Pêlo Longo).

Esses "Long Haired" chegaram a Massachusetts através de Walter Wheeler, que afirma ter desenvolvido whippets com pelagem mais longa que o normal, mas completamente puros e descendentes de destacados campeões da Inglaterra e Estados Unidos. Como a raça Whippet não era considerada pura até o começo do século XX, é muito difícil saber se existiu ou não o cruzamento com um seter ou um spaniel em sua formação, o que justificaria a presença (recessiva) da pelagem mais longa.

Em 1984, o canil "Kristull Borzoi" adquiriu um casal desses whippets de Walter, que tornaram-se a base do Silken Windhound. Se o gen da pelagem longa do whippet já estava presente ou se foi introduzido posteriormente, isso não teve, nem tem importância no desenvolvimento do Silken.

Entre 1984 e 1988, o Sr. Walter enviou para o canil Kristull mais três fêmeas desses whippets, todas prenhes, cada uma de um macho. A esse grupo foram acrescentados mais dois whippets de pêlo curto, mas que carregavam o gen dos de pêlo longo. Uma pequena porção de sangue Borzoi também foi utilizada para alongar e suavizar a já bela pelagem.

O que resultou após mais de 10 anos e seis gerações, foi um magnífico pequeno hound, com uma bela pelagem fácil de ser mantida, o que a difere da do Afghan Hound, que é difícil de ser cuidada.

Esse pequeno cão (pequeno quando comparado com Afghans, Borzois, Greyhounds, etc), como a maioria dos sighthounds (cães lebréis que caçam com a visão) é super veloz, capaz de correr em uma grande variedade de terrenos e de suportar qualquer condição climática. Ele é um cão também muito competitivo em várias modalidades esportivas.

O Silken Windhound é inteligente, responsável e dotado de um imenso desejo de agradar suas companhias humanas. É geralmente sociável com outros cães.

A pelagem é dupla com subpêlo que lhe garante proteção contra o frio. O pêlo é longo, sedoso e macio, podendo ser liso ou levemente ondulado. Na cabeça, focinho, pés e parte dianteira dos membros, o pêlo deve ser curto. Já na parte posterior dos membros dianteiros, peito, orelhas, culote e cauda, deseja-se uma longa pelagem, formando belas franjas, que evidenciam ainda mais a beleza dos movimentos.

A cor pode ser qualquer uma, com ou sem marcações.

Na aparência geral o Silken Windhound é um pequeno, forte e elegante sighthound. Suas notáveis linhas clássicas, sua estrutura atlética e bela pelagem, são a marca registrada da raça. Ele é leve e esguio, com a linha do dorso meio côncava e barriga bem cavada. A cabeça é alongada, com focinho comprido, afilado e com stop praticamente imperceptível. As orelhas são longas, pendentes e bem providas de longos pêlos. A cauda, levemente curvada, é portada baixa, por entre as pernas e bem franjada.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!