Características Gerais

Padrão FCI n. sem reconhecimento
Grupo n. Cães Lebréis, sem classificação na FCI.
Tamanho grande; M-67 a 77 cm; F-61 a 69 cm
Peso M-25 a 41 Kg; F-20 a 34 Kg
Pelagem moderadamente curta e dura
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Estados Unidos

 

Clique para ver

 
American Staghound

O Staghound não é uma raça reconhecida, mas seu tipo está bem fixado, já que algumas linhagens vêm sendo cruzadas entre si por várias gerações, há bem mais tempo que muitas das modernas raças oficialmente reconhecidas.
A raça é o resultado do cruzamento de Deerhounds Escoceses com Greyhounds em porcentagens genéticas desconhecidas.
Quando o oeste americano, em torno de 1800, estava sendo colonizado, lobos e raposas eram um risco tanto para o rebanho quanto para os colonizadores. Foi por este motivo que Greyhounds e Deerhounds acabaram sendo levados para a América.

Cães velozes eram utilizados na caça de lobos nos Estados Unidos e em outros países, mas os coiotes eram um desafio por serem ainda mais velozes, mais bravos e mais duros nas brigas do que os lobos.
Chegou-se à conclusão que o cruzamento entre Greyhounds, mais rápidos e de ossatura mais leve, e Deerhounds mais robustos, seria o ideal para perseguir e capturar o incrível coiote nos terrenos mais difíceis. Do Deerhound, o Staghound herdou também o faro mais apurado e a pelagem mais rústica e protetora.
Estes cães eram tão eficientes que até o famoso General George Armstrong Custer sempre usava pelo menos um como parte de sua matilha. O Staghound sempre esteve nas mãos de caçadores e graças a isso nunca correram risco de extinção.

Atualmente não existem padrões para a raça e tampouco movimentos para seu reconhecimento. A maioria dos caçadores acredita que o Staghound não deveria ser reconhecido, pois só assim ele seria preservado como cão de trabalho e não de exposição.

O Staghound Americano é um cão calmo, muito afetivo com seus donos e embora usado no trabalho, é um excelente companheiro. Ele é muito bom com as crianças e graças a sua excelente visão é também um bom cão de alarme. Esse cão necessita de uma boa dose diária de exercícios para queimar sua grande energia, sendo uma excelente companhia para aqueles que gostam de correr e andar de bicicleta.

A pelagem é dupla, com subpêlo denso e fino. O pêlo, de comprimento médio, é duro e rústico.

A cor pode ser qualquer uma.

Na aparência geral o Staghound Americano é um cão de porte grande, lembrando um Greyhound com pêlo mais duro. É elegante, esbelto, com membros longos e fortes. A cabeça apresenta um perfil praticamente reto, com focinho bem alongado. As orelhas são pequenas e dobradas para trás. A cauda é longa e portada baixa, entre as pernas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!