Características Gerais

Padrão FCI n. 311
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho grande; 60 a 75 cm
Peso 36 a 41 Kg
Pelagem curta
Agressividade alta
Aptidão companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação grande
País de Origem Holanda

 

Clique para ver

 
Saarlooswolfhound

O Sr. Leendert Saarloos, considerado o pai da raça, era um estudioso de genética, tendo pesquisado várias espécies, incluindo diversas raças de cães.
Na década de 1930, Saarloos trabalhou fazendo pesquisas no zoológico da Holanda e foi dessa maneira que conseguiu obter uma fêmea de lobo, que queria acasalar com seu Pastor Alemão, pretendendo com isso resgatar a habilidade natural e a resistência nos cães de raça pura.
Ele acreditava que os cães domesticados tinham se tornado animais suscetíveis às doenças e que os germes que debilitavam ou até mesmo matavam esses cães não afetariam os lobos. Sua teoria não estava totalmente correta e a loba morreu com uma virose. Felizmente o zoológico providenciou outra fêmea de lobo para dar continuidade ao seu programa.
Por anos ele tentou selecionar na progênie lobo-cão a saúde e o caráter.
Saarloos conseguiu algum sucesso utilizando esses cães lobos europeus como guias de cegos e sua fé na raça era tão grande que tentou encorajar o seu uso como cão policial e de resgate, mas sem sucesso.
Ele morreu em 1969 sem ter um dos seus maiores sonhos realizado, ver O Lupóide Saarloos reconhecido.
Um pouco mais tarde, outros criadores dedicados criaram um poderoso clube para a raça que finalmente foi oficialmente reconhecida em 1975, tendo seu nome mudado para Saarlooswolfdog como forma de homenagear o criador da raça.

O Lupóide de Saarloos é um cão de matilha e precisa de um líder, com voz de comando e crescer em uma atmosfera social. O isolamento pode intensificar o comportamento anti-social. Proprietários devem estabelecer uma posição de domínio e precisam dispor de tempo e paciência para treiná-los.

A pelagem é curta com subpêlo denso e protetor.

A cor é a do lobo, em tom mesclado de cinza ou de marrom.

Na aparência geral o Lupóide de Saarloos é um cão de porte médio, lembrando muito o lobo com membros longos e esguios, crânio largo, focinho afilado e orelhas pequenas e eretas. A cauda tem pelagem densa e volumosa e é portada baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!