Características Gerais

Padrão FCI n. 189
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho médio; M-ideal 49 cm; F-ideal 44 cm; Tolerância de + ou – 3 cm
Peso 20 a 21 Kg
Pelagem longa
Agressividade moderada
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Finlândia

 

Clique para ver

 
Suomenlapinkoira

O Cão Finlandês da Lapônia é praticamente idêntico ao Spitz da Lapônia (considerado um cão sueco), embora a FCI (Federação Cinológica Internacional) reconheça as duas raças como distintas.

O povo da Lapônia, um grupo nativo do Círculo Ártico, vivia na região que inclui o norte da Noruega, Suécia, Finlândia e até o noroeste da Rússia. Os cães lapões, levados ao sul para a Suécia, foram chamados de Lapphund e os que foram para a Finlândia passaram a ser chamados de Cão Finlandês da Lapônia.

A Lapônia não está distante da área central da Sibéria, local de origem do Samoieda, e os cães pastores da Lapônia apresentam grandes semelhanças com esses cães.
Os Lapphunds são pastores do tipo antigo dos Spitz Nórdicos. Eram antigamente usados no pastoreio de renas e hoje estão adaptados também à lida com ovelhas e gado.

Assim como todos os Spitz, o Cão Finlandês da Lapônia, é tão antigo quanto os lebréis asiáticos.
O primeiro padrão para a raça foi redigido pelo Kenel Clube Finlandês em 1945. O nome foi trocado para Lapphund em 1967 e em 1970 o tipo foi definido e o standard especificado. O nome foi novamente trocado em 1993, chegando ao nome atual, em inglês "Finnish Lapphund", na origem - Suomenlapinkoira e no Brasil - Cão Finlandês da Lapônia.
A raça se tornou estável em um curto período de tempo, e hoje é bem popular, principalmente como cão de companhia em toda a Finlândia.

O Cão Finlandês da Lapônia é um cão alegre, corajoso, inteligente, engenhoso e adora tomar conta da família, sendo amigável e confiável. Ele aprende muito rápido, o que o torna uma ótima companhia para quem gosta de cães para esporte, como por exemplo "agility".

A pelagem é dupla, com subpêlo denso e suave e pêlo longo, grosso e armado.

A cor é qualquer uma. As básicas devem ser dominantes. Outras que não as básicas podem aparecer somente na cabeça, pescoço, peito, parte debaixo do corpo, pés e cauda.

Na aparência geral o Cão Finlandês da Lapônia é um cão de porte médio, de perfil quadrado, robusto, com focinho pontiagudo, orelhas pequenas e eretas, cauda de inserção alta e portada enrolada sobre o dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!