Características Gerais

Padrão FCI n. 142
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho grande; 55 a 70 cm
Peso 30 a 45 Kg
Pelagem média
Agressividade média
Aptidão pastor, guarda e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação grande
País de Origem Eslováquia

 

Clique para ver

 
Slovensky Cuvac

A cadeia de montanha dos Carpatos se localiza na Romênia e margeia a Hungria, adentrando ao leste da antiga Checoslováquia e segue ao norte, terminando nas montanhas Liptok, da Cadeia do Tatra, na divisa sudeste da Polônia. O antecessor do Grande Guardião Branco seguiu as montanhas para o norte, tanto que ele poderia facilmente se passar por um Kuvasz, ou pelo Pastor Romeno ou ainda pelo Pastor de Tatra. A história de todas essas raças é sem dúvida, bem similar.
O Cuvac é conhecido e mencionado desde antes do século XVII.
Com o lento desaparecimento dos lobos das montanhas européias e a introdução de práticas modernas de pastoreio , o Cuvac (como é conhecido na Eslovênia) entrou em declínio e passou a ser uma relíquia do passado.

A partir de pouquíssimos espécimes a raça foi revivida, graças ao Dr. Antonin Hruza, da Faculdade de Medicina Veterinária Brno, que desenvolveu um excelente programa de criação depois da 2ª Guerra Mundial.
O padrão para a raça foi redigido e finalmente aprovado internacionalmente em 1969. Hoje, apesar de ainda pouco numerosos, o Pastor Eslovaco está se tornando uma companhia mais popular na Europa Central, podendo ser também encontrado nos Estados Unidos, ainda que em pequena quantidade.

O Pastor Eslovaco é um cão extremamente rápido e ágil para o seu tamanho, tanto que um ditado popular diz que ele seria o fruto do cruzamento de lobos com Greyhounds. Esse cão vive melhor em lugares grandes, onde ele possa cuidar da família e do rebanho. Fazendas e sítios são os lares mais adequados. Ele é gentil e leal com sua família e se destacou também como cão de busca e resgate e no patrulhamento de fronteiras.

A pelagem é dupla com subpêlo denso e protetor e pêlo grosso, de comprimento médio. Na cauda o pêlo é longo e bem franjado.

A cor é o branco.

Na aparência geral o Pastor Eslovaco é um cão de porte grande, de expressão doce, lembrando muito o Kuvasz com uma bela pelagem branca e cauda bem franjada portada baixa. O crânio é largo e o focinho alongado. As orelhas são relativamente pequenas e pendentes.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!