Características Gerais

Padrão FCI n. 13
Grupo n. 3, Terriers
Tamanho pequeno; 25 a 30 cm
Peso 3 a 5 Kg
Pelagem curta
Agressividade média
Aptidão caça (ratos e lebres) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação pequena
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
English Toy Terrier (Black and Tan)

Esse pequeno Terrier, também conhecido como Manchester Terrier Toy, é a versão miniaturizada do Manchester Terrier ou Terrier Preto e Castanho.
Em 1570, em sua crônica "Cães da Inglaterra", o Dr. Johannes Caius descreve esses terriers pretos e castanhos, que provavelmente são os originais terriers rateiros, extremamente hábeis em suas tarefas.
No distrito de Manchester, Inglaterra, a caça de ratos era um esporte praticado pelos chamados "caçadores pobres". Um entusiasta chamado Mr. John Hulme determinado a produzir um cão não só rateiro, mas também de arena, resolveu acasalar esses terriers na época (menos graciosos e mais grosseiros em tipo), com os velozes Whippets, lebréis que caçam com a visão. O resultado se mostrou eficiente, nascendo aí os atuais e mais harmoniosos Manchester Terriers, que são os antecessores do Terrier Miniatura Preto e Castanho.

O Miniatura foi criado no século XIX, selecionando-se os menores entre os Manchesters. Durante o Reinado da Rainha Vitória, essa versão menor alcançou grande popularidade, com criadores fascinados em produzir exemplares cada vez menores, até que a normalidade e a saúde começaram a ser ameaçadas.
Acasalamentos com o Pequeno Lebrel Italiano devem ter ocorrido para estabilizar o tamanho, o qual seria também o responsável pelas costas levemente arqueadas e a barriga cavada. Apesar do sangue de lebréis, o seu temperamento é 100% terrier.

O Terrier Miniatura Preto e Castanho é extremamente ágil, um excelente cão rateiro, sendo capaz de matar 100 ratos em um local fechado em pouco mais de 30 segundos. Apesar de irritado e impaciente por natureza, ele é um bom cão de companhia, mas, apesar de seu pequeno tamanho, deve ser tratado com o devido respeito.

A pelagem é curta e sedosa.

A cor é preto com marcações em dourado, como nos Dobermans.

Na aparência geral o Terrier Miniatura Preto e Castanho é um cão de pequeno porte, elegante, mas denotando muita força e agilidade. A linha do dorso é levemente curvada, uma provável herança de cães lebréis. A cabeça, praticamente sem stop, é cuneiforme, longa e estreita, e as orelhas são naturalmente eretas e proporcionalmente grandes. A cauda faz lembrar um chicote, grossa na raiz, afinando em direção à ponta e portada baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!