Características Gerais

Padrão FCI n. 13
Grupo n. 3, Terriers
Tamanho pequeno; 25 a 30 cm
Peso 3 a 5 Kg
Pelagem curta
Agressividade média
Aptidão caça (ratos e lebres) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação pequena
País de Origem Inglaterra

 

Clique para ver

 
English Toy Terrier (Black and Tan)

Esse pequeno Terrier, também conhecido como Manchester Terrier Toy, é a versão miniaturizada do Manchester Terrier ou Terrier Preto e Castanho.
Em 1570, em sua crônica "Cães da Inglaterra", o Dr. Johannes Caius descreve esses terriers pretos e castanhos, que provavelmente são os originais terriers rateiros, extremamente hábeis em suas tarefas.
No distrito de Manchester, Inglaterra, a caça de ratos era um esporte praticado pelos chamados "caçadores pobres". Um entusiasta chamado Mr. John Hulme determinado a produzir um cão não só rateiro, mas também de arena, resolveu acasalar esses terriers na época (menos graciosos e mais grosseiros em tipo), com os velozes Whippets, lebréis que caçam com a visão. O resultado se mostrou eficiente, nascendo aí os atuais e mais harmoniosos Manchester Terriers, que são os antecessores do Terrier Miniatura Preto e Castanho.

O Miniatura foi criado no século XIX, selecionando-se os menores entre os Manchesters. Durante o Reinado da Rainha Vitória, essa versão menor alcançou grande popularidade, com criadores fascinados em produzir exemplares cada vez menores, até que a normalidade e a saúde começaram a ser ameaçadas.
Acasalamentos com o Pequeno Lebrel Italiano devem ter ocorrido para estabilizar o tamanho, o qual seria também o responsável pelas costas levemente arqueadas e a barriga cavada. Apesar do sangue de lebréis, o seu temperamento é 100% terrier.

O Terrier Miniatura Preto e Castanho é extremamente ágil, um excelente cão rateiro, sendo capaz de matar 100 ratos em um local fechado em pouco mais de 30 segundos. Apesar de irritado e impaciente por natureza, ele é um bom cão de companhia, mas, apesar de seu pequeno tamanho, deve ser tratado com o devido respeito.

A pelagem é curta e sedosa.

A cor é preto com marcações em dourado, como nos Dobermans.

Na aparência geral o Terrier Miniatura Preto e Castanho é um cão de pequeno porte, elegante, mas denotando muita força e agilidade. A linha do dorso é levemente curvada, uma provável herança de cães lebréis. A cabeça, praticamente sem stop, é cuneiforme, longa e estreita, e as orelhas são naturalmente eretas e proporcionalmente grandes. A cauda faz lembrar um chicote, grossa na raiz, afinando em direção à ponta e portada baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!