Características Gerais

Padrão FCI n. 41
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suiços
Tamanho grande; 56 a 61 cm
Peso 25 a 37 Kg
Pelagem longa
Agressividade alta
Aptidão pastor e guarda
Atividade
Espontânea
média
Área para criação grande
País de Origem Iugoslávia

 

Clique para ver

 
Sarplaninac

Com uma pronúncia estranha "Char-pla-ní-natz", a raça leva o nome da cadeia de montanhas "Sarplaninac", situada ao sul da antiga Iugoslávia, região dos Bálcãs, local de origem desse cão pastor. Essa área geográfica era anteriormente conhecida como Ilíria, compreendendo o que é hoje a região de fronteira da Macedônia e Albânia. Devido a isso, Ilíria foi também, o primeiro nome dado à raça.
Uma das mais antigas raças da antiga Iugoslávia, o "Sar" como é carinhosamente chamado, é uma das duas raças reconhecidas pelo então Kenel Clube Iugoslavo (em 1930) e pode ser encontrado em grande número na Albânia e Macedônia. Recentemente, alguns exemplares foram exportados para os Estados Unidos para ajudar no controle dos coiotes.

Esses cães se assemelham com seus prováveis antecessores, o Pastor Grego e o Cão de Akbash da Turquia, que chegaram ao sudeste da Europa com os imigrantes que vinham do oeste europeu em busca de novas pastagens, acompanhados de seus rebanhos e cães pastores.
O "Sar" ainda hoje trabalha muito com os rebanhos de ovelhas na sua região de origem e ocasionalmente podemos encontrá-lo trabalhando com gado ou servindo como guardas.
Sabe-se que uma linhagem militar de Sarplaninacs foi criada nos canis do Marechal Tito.

O Pastor Iugoslavo tem uma personalidade independente, levando seu trabalho de guardião do rebanho muito a sério e sendo muito agressivo na defesa dele. Ele é fiel apenas a seu mestre, qualquer outra pessoa é considerada um inimigo. Devido ao seu temperamento, ele não é indicado como cão de companhia e não se adapta à vida urbana facilmente.

A pelagem é longa, densa e igualmente distribuída por todo o corpo.

A cor é dourado, cinza, branco ou preto.

Na aparência geral o Pastor Iugoslavo é um cão de porte grande, forte, robusto, de ossatura pesada e membros retos e firmes. A cabeça é grande com olhos de expressão melancólica e orelhas de tamanho médio e pendentes. A cauda é bem franjada, levemente curvada e portada na altura da linha do dorso quando o cão está em atividade. Em repouso, é portada baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!