Características Gerais

Padrão FCI n. 291
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho grande; 48 a 61 cm
Peso 19 a 32 Kg
Pelagem longa
Agressividade alta
Aptidão tração (trenó), guarda e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Alemanha

 

Clique para ver

 
Eurasier

Em torno de 1960, Julius Wipfel de Weinheim, Alemanha, queria desenvolver um cão tipo spitz de grande porte, com todas belas cores características deles e um caráter melhor, para se adequar aos tempos atuais. Ele cruzou machos Chow-Chow com grandes fêmeas da raça Spitz Alemão Lupo (também chamados de Wolfspitz ou Keeshond).
Das ninhadas que nasceram, ele descartou os que se pareciam muito com o Chow-Chow ou com o Wolfspitz, aproveitando somente os intermediários, que eram conhecidos como "Wolf-Chow". Mais tarde ele acasalou as fêmeas Wolf-Chow com um macho Samoieda, chegando assim ao final dos cruzamentos. A seleção criteriosa, desde aquela época, resultou no estabelecimento de uma nova raça que é a combinação dos melhores spitz asiáticos e europeus. Ela é conhecida desde 1973 com o atual nome "Eurasier".

A raça tende a ter um laço muito estreito com seu dono ou família. Eles sofrem e definham se acorrentados ou excluídos em canis, longe do convívio familiar.
Os criadores europeus advertem que o treinamento deve ser feito pelo dono, já que eles respeitam só quem eles julgam ser seu dono.
Devido aos seus instintos de matilha, o Eurasier é muito reservado e desconfiado com estranhos. Quando ele late, certamente tem um motivo.
O Spitz Eurasiano apesar de amigável com a família, não é muito recomendado como cão de companhia, já que ele não é muito paciente e tende a eleger um membro da família como o líder da matilha e só vai atender a esta pessoa. Proprietários advertem que nenhum estranho tente pegá-lo ou agradá-lo até que ele mesmo tome a atitude e se aproxime.

A pelagem é longa, reta e abundante, como em todos os spitz.

A cor é preto, fulvo, vermelho, mogno, cinza e cinza-lobo.

Na aparência geral o Spitz Eurasiano é um cão de porte grande, um típico spitz tanto fisicamente como de temperamento. O crânio é largo, deixando as pequenas e eretas orelhas bem separadas. A cauda é mais curta que a do Chow-Chow, bem farta de pêlos e portada alta enrolada sobre o dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!