Características Gerais

Padrão FCI n. 108
Grupo n. 7, Cães de Aponte
Tamanho grande; 56 a 61 cm
Peso 19,5 a 20,5 Kg
Pelagem longa
Agressividade baixa
Aptidão caça (aponte e retriever) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média (adaptável)
País de Origem França

 

Clique para ver

 
Epagneul Picard

Existem dois tipos de spaniels da Picardia - o Spaniel Azul da Picardia e o Spaniel da Picardia, que apesar de serem consideradas raças distintas, são julgados praticamente nos mesmos padrões, exceto pela cor.

Os tradicionais spaniels da Picardia, estão estreitamente relacionados com os spaniels franceses do século XIV e, provavelmente descendem de cruzamentos do extinto Cão d'Oysell com esses spaniels.

Esses cães quase desapareceram, mas a raça foi reestabelecida na Picardia e Normandia no início do século XX e hoje, apesar do número de exemplares ser ainda pequeno e de ser praticamente desconhecido fora da França, já gozam de prestígio entre os caçadores franceses.

O Spaniel da Picardia é um cão dotado de habilidades naturais, podendo encontrar e trazer (retrieve) a caça nas mais diversas e difíceis condições. Se pudéssemos dizer que ele tem alguma especialidade, seria a de caçar patos nos pântanos, mas seus proprietários afirmam que ele é tão bom nessa especialidade quanto na caça de animais de pêlo, trabalhando com desenvoltura tanto no campo como na mata.

Ele é muito devoto ao dono e está sempre olhando para ele para saber que direção tomar.

O Spaniel da Picardia é um cão valente, corajoso nas caçadas, dotado de um temperamento estável, sempre bem humorado, o que o torna uma companhia adorável. Ele é dócil, amável, convive muito bem com crianças, com os quais é extremamente paciente e carinhoso. Apesar do seu tamanho, ele adora viver na casa, adaptando-se bem tanto no campo como na cidade.

A pelagem é lisa e assentada, de comprimento médio no dorso e mais longa nas orelhas, parte posterior dos membros, barriga e cauda, formando franjas nestas partes.
A cor é tricolor de fígado, dourado e branco, com as cores se mesclando num ruão.

Na aparência geral o Spaniel da Picardia é um cão de porte grande, porém leve, de aspecto atlético, denotando agilidade. Ele lembra os setters com sua cauda longa, bem franjada e portada no nível do dorso. A cabeça é nobre, com crânio plano e focinho alongado. As orelhas estão inseridas na altura dos olhos (cor de âmbar) e são longas, pendentes e bem franjadas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!