Características Gerais

Padrão FCI n. 320
Grupo n. 7, Cães de Aponte
Tamanho grande; 56 a 68 cm
Peso 25 a 35 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça (aponte) e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Eslováquia

 

Clique para ver

 
Slovensky Hruborsty Stavac (Ohar)

O Braco Eslovaco de Pêlo Duro, ou Pointer Eslovaco, como também é conhecido, é uma raça relativamente nova, que surgiu em torno de 1950.
A criação começou logo após a Segunda Guerra Mundial, através de cruzamentos de cães como o Cesky Fousek com o Braco Alemão de Pêlo Duro. Os descendentes desses cruzamentos foram cruzados com Weimaraners.
Essa notável raça é um excelente exemplo da criação de incríveis cães de caça com armas de fogo, desenvolvidos na antiga Tchecoslováquia, hoje República Tcheca e Eslováquia.
Em 1975, a raça foi reconhecida oficialmente na Tchecoslováquia e em 1983 pela FCI.
A raça é raramente vista fora da República Tcheca e da Eslováquia. Alguns exemplares foram para a Suíça, onde eles são treinados para localizar e resgatar pessoas vítimas de avalanches. A raça é fácil de ser criada, suporta qualquer tipo de clima e consegue prestar um bom serviço tanto com caçadores novatos como com os experientes, sendo também um bom rastreador de pista.

O Braco Eslovaco de Pêlo Duro, é um excelente cão de companhia, calmo, bem humorado, alegre, muito amoroso com crianças e convive bem com outros cães.

A pelagem é dupla, com pêlo de arame, duro, que lhe oferece uma proteção extra e subpêlo lanoso, felpudo, que funciona como isolante térmico.

A cor é cinza claro, como no Weimaraner, com quem ele se assemelha também fisicamente.

Na aparência geral o Braco Eslovaco de Pêlo Duro é um cão de porte grande, com a típica conformação dos pointers, ligeiramente alongado de corpo, com membros fortes e bem musculados. A cauda é amputada em um terço de seu comprimento e portada no nível do dorso.

As orelhas, inseridas acima do nível dos olhos, são arredondadas, longas e pendentes. O pêlo sobre os olhos é longo e voltado para cima, formando sobrancelhas e igualmente longo em torno da boca, formando barba.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!