Características Gerais

Padrão FCI n. 299
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 41 a 53 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Alemanha

 

Clique para ver

 
Deutsche Bracke

Existe uma pequena confusão na tradução do nome de origem deste cão para o português no padrão CBKC, onde ele é chamado de Braco Alemão. Em alemão a palavra Bracke é aplicada aos farejadores de pista (sabujos) e os cães de aponte que em português chamamos de Bracos (Braque em francês), na Alemanha são os Vorstehhund.
Portanto parece mais adequado chamá-lo de Sabujo Alemão. Ele se originou a partir de vários tipos de cães hounds celtas, farejadores de pista fresca, que eram usados no trabalho nas florestas alemãs.
Esses sabujos desenvolveram-se em Sauerland e em toda Westfália, localizada no oeste da Alemanha.
Todas as variedades desses hounds passaram a ser conhecidas pelo mesmo nome, mas o Sabujo Alemão é o único que é oficialmente reconhecido na Alemanha.

O padrão da raça só foi redigido em 1955 pelo Clube do Sabujo Alemão, mas desde 1896 o tipo já havia sido adotado por um outro clube.
A raça desenvolveu-se nas montanhas da Alemanha, caçando lebres, raposas, coelhos e javalis. Ele é especialmente hábil para farejar pistas frescas, sempre usando a sua melodiosa voz, mas seu apuradíssimo faro permite que siga também a pista fria, isto é, rastreia a pista do sangue deixada por animais feridos (como o cervo) e, nesses casos, trabalha silenciosamente.
A tempos atrás, os caçadores temiam que o uso desse cão na caça de cervos feridos, faria com que ele quisesse caçar também os cervos saudáveis, mas isso não aconteceu. Com métodos de treino qualificados, ele rapidamente aprende a diferenciar as duas pistas.

O Sabujo Alemão é um cão confiável, de faro ímpar, ágil, capaz de percorrer rapidamente um vasto território. Com uma boa dose de paciência ele pode ser treinado para ser também um retriever (buscar e trazer a presa abatida).

A pelagem é curta, densa e grossa.

A cor é tricolor de preto, dourado e branco, sendo que o preto encobre o dorso como se fosse uma sela e o branco está restrito a uma faixa na cabeça, peito, pés e ponta da cauda.

Na aparência geral o Sabujo Alemão é um cão de porte médio, de membros longos, com ossatura pesada, um típico hound, com cabeça alongada, quase sem stop, focinho levemente acarneirado e orelhas longas, largas e de cartilagem dura. A cauda, levemente curvada é portada ligeiramente abaixo da linha do dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!