Características Gerais

Padrão FCI n. 222
Grupo n. 7, Cães de Aponte
Tamanho médio; 48 a 53 cm
Peso 15 a 20 Kg
Pelagem longa
Agressividade baixa
Aptidão caça, companhia e alarme
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Holanda

 

Clique para ver

 
Stabyhoun

O Stabyhoun se originou na província de Friesland, no norte da Holanda, onde é conhecido desde 1600.
É provável que ele, assim como o Kooikerhondje, o Pointer Alemão de Pêlo Longo, o Spaniel Perdigueiro de Dentre, o Pequeno e o Grande Munsterlander, descenda de cães spaniels trazidos pelos espanhóis, que ocuparam a Holanda no século XVI.
Escritores da Frísia (antiga província da Holanda) do começo do século XIX descreveram o Stabyhoun na sua forma natural e cães muito similares são retratados em antigas pinturas holandesas.
As exibições em exposições só começaram em 1940 e logo em seguida veio o reconhecimento oficial, tanto do Kenel Holandês como da FCI (Federação Cinológica Internacional).

Hoje, ele é raramente visto fora de seu país de origem e mesmo lá nascem, em média, apenas 200 filhotes por ano.
Para manter a boa qualidade, o Clube Holandês da raça adotou regras de criação muito rígidas, assim como atestado negativo de displasia, uma boa avaliação de conformação em exposições e a permissão da comissão de criadores para o acasalamento. Dessa forma a qualidade das ninhadas sempre atingiu um alto nível.
O "Bijke", como é afetivamente chamado na Holanda, é um excelente pointer e retriever, assim como um grande caçador de roedores e a melhor companhia que uma criança pode ter em casa. Ele é muito usado na caça de patos e pombos e fica deitado calmamente até que a ordem para que ele busque a ave ferida seja dada.
Como seus felizes proprietários costumam dizer - "Seu olfato nunca mente".

A pelagem é dupla com subpêlo denso e pêlo liso, sendo que um leve ondulado na garupa pode ocorrer. Os culotes e a cauda têm franjas longas e espessas.

A cor é preto, castanho, ou laranja com marcações em branco.

Na aparência geral o Stabyhoun é um cão de médio porte, lembrando um pouco um Seter e mais ainda o Pequeno Munsterlander. Ele é bonito, carinhoso, inteligente, com cabeça e focinho de igual comprimento, orelhas relativamente longas e pendentes e cauda bem franjada, portada relativamente baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!