Características Gerais

Padrão FCI n. 51
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho grande; 56 a 63 cm
Peso 20 a 25 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação grande
País de Origem Finlândia

 

Clique para ver

 
Suomenajokoira

O Sabujo Finlandês foi desenvolvido no século XVIII a partir do cruzamento de vários hounds ingleses, alemães, suíços e nativos da Escandinávia.
Apesar de ser a raça de trabalho mais popular da Finlândia, ela é praticamente desconhecida fora do seu país de origem e mesmo lá raramente são exibidos em exposições.

É curioso que, embora morando em um país nórdico onde o frio é muito intenso, o Sabujo Finlandês é um cão de caça usado exclusivamente no período de verão, sendo que durante o longo inverno ele permanece no aconchego do lar, junto à família.
O Sabujo Finlandês, contrariamente aos hounds noruegueses, é um rastreador de pista, mas não trabalha como retriever (que recolhe e traz a presa abatida). No entanto conduz o caçador, através das densas florestas, até o local onde a ave baleada caiu.
Além de aves, ele caça lebres e raposas, sempre acompanhado de seu mestre.
O Sabujo Finlandês tem uma grande energia quando está caçando, mas é amigável, afetivo e muito calmo no convívio do lar. Ele é muito atencioso com crianças, mas pode ser (especialmente o macho) temperamental com outros cães do mesmo sexo. Durante os meses de verão, prefere dormir do lado de fora da casa.

A pelagem é curta, densa, bem assentada e dura ao toque.

A cor é tricolor de dourado com manta sobre o dorso em preto e com pequenas marcações em branco na cabeça, peito, pés e ponta da cauda.

Na aparência geral o Sabujo Finlandês é um cão de grande porte, com membros longos, mas de ossatura pesada. A cabeça tem uma aparência nobre, com focinho alongado, orelhas longas, pendentes e com cartilagem bem dura, o que as deixa levemente armadas e a uma certa distancia das faces. A cauda é forte, devendo ser portada abaixo da linha do dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!