Características Gerais

Padrão FCI n. 150
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 43 a 53 cm
Peso 19,5 a 20,5 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça (farejador), companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Sérvia

 

Clique para ver

 
Serbski Gonic

Assim como todos os hounds da região dos Bálcãs, o Sabujo dos Bálcãs, também conhecido como Sabujo Sérvio, tem uma origem muito antiga e descende do cruzamento de cães farejadores europeus com cães do tipo lebrel, que chegaram à região através dos comerciantes fenícios.
Os portos por toda a costa do Mar Adriático, na região onde mais tarde viria a ser formada a Iugoslávia (hoje desintegrada em vários países independentes), faziam parte da rota dos mercadores fenícios.

O Sabujo dos Bálcãs é da região mais ao sul, mais precisamente no sudeste, onde hoje é localizada a Sérvia, próxima à divisa com a Bulgária.
A raça é provavelmente a primeira entre os hounds dos Bálcãs a ter um tipo fixado e era o mais comum entre eles. Seu temperamento e tipo físico praticamente não sofreram nenhuma mudança em pelo menos 250 anos.
Esse sabujo é particularmente conhecido em seu local de origem pela sua voz aguda e sua habilidade como rastreador, mas é praticamente desconhecido fora da região. Até recentemente os Sabujos dos Bálcãs costumavam trabalhar em matilhas, caçando animais grandes como javalis, alces, e também pequenos como a lebre.

O Sabujo dos Bálcãs além de ser um grande caçador e rastreador é também um cão muito afetivo com a família, incluindo as crianças. É tranqüilo, digno e determinado, mas não é feliz em áreas urbanas.

A pelagem é dupla com bom subpêlo e pêlo curto, grosso e assentado.

A cor é dourado, com selamento em preto.

Na aparência geral o Sabujo dos Bálcãs é um belo cão, de porte médio, um pouco mais longo do que alto, robusto, ombros muitos musculados, cabeça alongada, com fronte (testa) larga, afilando em direção ao focinho.

As orelhas de inserção baixa são moderadamente longas, finas e pendentes. A cauda é grossa, ligeiramente curvada, curta e é portada ligeiramente abaixo do nível do dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!