Características Gerais

Padrão FCI n. 266
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 47 a 58 cm
Peso 20 a 24 Kg
Pelagem curta
Agressividade média
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Noruega

 

Clique para ver

 
Hygenhund

O Hygenhund tem esse nome em homenagem ao senhor Hygen, um norueguês que foi o primeiro criador da raça. Ele a desenvolveu em meados do século XIX, cruzando o Hound de Holstein, do norte da Alemanha, com vários hounds da Escandinávia, incluindo o hoje extinto Ringerike Hound.
O Sabujo de Hygen foi desenvolvido para ser um perseverante caçador, capaz de enfrentar a neve do Ártico por longos períodos sem fadiga. Como sempre foi usado para caçar, ele ganhou pouca popularidade como cão de companhia.

Mais alegre e vivaz do que os outros sabujos da Noruega, ele é um excelente caçador de pequenos animais, confiável como cão de alarme, se dá razoavelmente bem com outros cães, precisa de muito exercício e tem uma tendência a estranhar e morder. Ele não é um cão de cidade e quando o tempo permite, prefere ficar ao relento, embora precise de proteção em temperaturas muito baixas. Os Hygenhund são quase desconhecidos fora da Noruega.

A raça, se perdida, não poderia ser restabelecida a partir de outros cães, por isso um programa especial de criação precisa ser mantido para assegurar a continuidade e as qualidades desse cão.

A pelagem é curta, muito densa e brilhante.

A cor é castanho avermelhado ou amarelado, com ou sem pequenas marcações simétricas em branco ou ainda branco com malhas ou manchas em castanho avermelhado ou amarelado.

Na aparência geral o Hygenhund é um cão de porte médio, sólido, bem reunido, de estrutura forte e sem excesso de pêlo. Apresenta algumas características que não são encontradas na grande maioria dos sabujos, como a cabeça menor, o stop mais acentuado e as orelhas menores, com inserção mais alta. A cauda, não muito longa, é portada ao nível do dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!