Características Gerais

Padrão FCI n. 267
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 51 a 64 cm
Peso 23 a 29 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Noruega

 

Clique para ver

 
Haldenstovare

Apesar de populares na sua terra natal, os cães farejadores da Noruega nunca tiveram muitos seguidores, nem mesmo nos outros países da Escandinávia.
Devido à sua relativa escassez, admiradores da raça advertem que um cuidado especial nos programas de criação deve ser tomado, para prevenir defeitos hereditários, causados pela excessiva consangüineidade.
O Sabujo de Halden ou Haldenstovare leva esse nome em homenagem à cidade de Halden, onde a raça foi desenvolvida a partir de cruzamentos de hounds locais, com o Foxhound Inglês.

Como os outros sabujos da Noruega, o Haldenstovare, não caça em matilhas. Ele caça especialmente presas rápidas como a lebre, tanto em campo aberto como na neve e sempre acompanhado exclusivamente por seu dono.
O Haldenstovare é muito disposto e pode ser particularmente afetivo com as pessoas. Ele raramente rosna, convivendo bem com crianças. Também pode conviver bem com outros cães, mas é aconselhável que um supervisionamento seja feito nos primeiros encontros.

A pelagem é curta, brilhante, densa e fina e não requer cuidados especiais, mas em temperaturas muito baixas, recomenda-se algum tipo de proteção.

A cor é tricolor, com a predominância do branco e marcações em preto e em dourado.

Na aparência geral o Haldenstovare é um cão robusto, corpulento, de porte médio e com boa ossatura e musculatura nos membros. Uma das características são os dedos altos e juntos, que permitem que ele tenha bastante firmeza na neve. As orelhas são largas e pendentes e a cauda com raiz grossa, afinando em direção à ponta, é portada levemente abaixo do nível do dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!