Características Gerais

Padrão FCI n. 224
Grupo n. 7, Cães de Aponte
Tamanho grande; 58 a 66 cm
Peso 21 a 23 kg
Pelagem média
Agressividade baixa
Aptidão caça (aponte) e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Holanda

 

Clique para ver

 
Drentsche Patrijshond

O Spaniel Perdigueiro de Drente é originário da Holanda, município de Drente, de onde herdou o nome. Surgiu durante a Idade Média, o que pode ser comprovado por diversas pinturas datadas de muitos séculos atrás.
Ele tem sua origem nos cães de aponte e falcoeiros, dos quais os setters e spaniels descendem.
A aparência desse cão continua a mesma de 400 anos atrás.
Apesar da raça estar praticamente restrita ao território holandês, a sua sobrevivência está garantida e hoje na Holanda, apesar de um número ainda pequeno, no mínimo 500 filhotes nascem a cada ano.

O Drente possui as características dos Setters e dos Spaniels. É por excelência um cão de aponte, um grande retriever (que traz a presa abatida) e trabalha com grande desenvoltura na água. A sua mais admirável característica é de estar sempre junto ao caçador, caçando como dizem, bem "debaixo da espingarda", isto é, nunca está além do alcance da arma e freqüentemente olha para seu mestre para depois se direcionar.
Originalmente na Holanda eles caçavam perdizes e codornas, hoje raras, mas não tiveram nenhum problema em se adaptar à caça de faisões e coelhos.
O Spaniel Perdigueiro de Drente, devido a sua boa natureza, é muito admirado como cão de companhia no lar, afetivo com as crianças e com outros cães.

A pelagem tem comprimento médio, sendo mais longa, abundante e franjada no peito, membros, orelhas e cauda.

A cor é branco com marcações em castanho avermelhado, laranja ou dourado.

Na aparência geral ele é um cão de porte grande, um misto entre Setters e Spaniels, lembrando muito o Pequeno Munsterlander e o Braco Alemão de Pêlo Longo, com a cabeça mais delicada do que a do Braco, olhos de cor âmbar, muitos expressivos, orelhas de inserção alta e pendentes, e cauda inteira, portada a meia altura e franjada.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!