Características Gerais

Padrão FCI n. 244
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 40 a 50 cm
Peso 15 a 20 Kg
Pelagem curta
Agressividade média
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Eslováquia

 

Clique para ver

 
Slovensky Kopov

O Sabujo Eslovaco é o único hound nativo da República Eslovaca.
Apesar de conhecido a séculos, o reconhecimento formal só ocorreu depois da 2ª Guerra Mundial. Ele provavelmente descende dos cães da Hungria, ou da região dos Bálcãs, cruzados com alguns cães de aponte e outros cães não caçadores como o Doberman.
Esse cão encontra-se espalhado por toda a região que fazia parte da antiga Tchecoslováquia (hoje dividida em República Tcheca e Eslováquia).
Os caçadores tchecos e eslovacos criavam seletivamente cães montanheses nativos, adequados para o trabalho nas condições duras das montanhas da região.

O Sabujo Eslovaco é um hound distinto. Ele não é naturalmente obediente e tranqüilo como a maioria dos hounds, mas é valente e protetor, o que o torna também um bom cão de guarda.
Os cães novos são rebeldes, independentes e provocativos (particularmente as fêmeas), necessitando assim do comando de pessoas experientes. No entanto com a maturidade, o senso de orientação e a habilidade para farejar ficam aprimorados.
O Sabujo Eslovaco é um excelente rastreador e usa sua voz insistentemente quando se depara com uma pista fresca. Ele geralmente caça javalis, mas a caça de pequenas presas como a lebre também lhe agrada. Apesar de afetivo com seu mestre, ele é arredio com estranhos.

A pelagem é curta, áspera e assentada.

A cor é basicamente preto com marcações em dourado.

Na aparência geral o Sabujo Eslovaco é um cão de porte médio, com temperamento e aparência um pouco diferente da maioria dos sabujos. O corpo é ligeiramente alongado, orelhas de tamanho médio, pendentes, com inserção pouco acima da linha dos olhos. Os membros são retos, delgados e bem musculados.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!