Características Gerais

Padrão FCI n. 268
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho médio; 46 a 51 cm
Peso 17,5 a 18,5 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Noruega

 

Clique para ver

 
Norsk Elghund Sort

Todos os Elkhounds (caçadores de alces), descendem de cães nórdicos, que desde a Idade da Pedra já podiam ser encontrados ao lado dos homens primitivos.
Eles eram fiéis companheiros dos Vikings, o que pode ser comprovado por ossadas datadas de 4 a 5 mil anos atrás, que foram encontradas na região da Noruega junto a instrumentos de pedra, e mostram que esses cães eram praticamente idênticos aos Elkhounds da atualidade.
Por toda a Escandinávia esses cães eram criados sem qualquer preocupação com organizações formais ou com pedigrees. Eles eram utilizados para puxar trenós e também para caçar, e pouca diferença podia ser notada entre os Elkhounds das diferentes regiões da Escandinávia.

A FCI (Federação Cinológica Internacional), classificou-os em três raças distintas. São elas:
Jamthund - Cão Sueco de Caça ao Cervo, o maior deles;
Elkhound Norueguês Cinza - o mais conhecido;
Elkhound Norueguês Preto - o menor e de aparência mais atlética dos três.

O Elkhound Negro veio das regiões da divisa entre Noruega e Suécia. Teve reconhecimento formal como raça distinta em 1877. Como puxador de trenó que é, foi utilizado pelo exército para transportar suprimentos. Como caçador, além de alces, ele caça ursos, lobos, linces, assim como animais de pequeno porte, como a marta, galo selvagem e o arminho.
Esses cães se utilizam de técnicas diferentes para caçar a pequena e a grande presa. A tática empregada para caçar o animal de pequeno porte é o bloqueio da passagem, o que força a presa a ir de encontro ao caçador. Já com o de grande porte, ele simula um ataque, forçando o animal a encará-lo, prendendo sua atenção e finge atacar, avançando e recuando em seguida para se proteger, e late, assegurando assim que seu mestre consiga chegar a uma distância propícia para o tiro.
O Elkhound Norueguês Negro, ao longo da história, esteve sempre associado às pessoas, o que o tornou excelente companheiro no lar.
Eles são obedientes, dispostos, amigáveis, confiáveis e muito corajosos.

A pelagem um pouco menos densa que a de seu irmão cinza, é dupla, curta, grossa, macia e eriçada.

A cor é preto sólido.

Na aparência geral o Elkhound Norueguês Preto é um cão de porte médio, com pernas mais longas e corpo menor do que o Cinza. A cabeça com focinho longo, crânio largo e orelhas bem separadas e eretas, é muito expressiva e a cauda é portada enrolada por sobre o dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!