Características Gerais

Padrão FCI n. 154
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 43 a 59 cm
Peso 16 a 20 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Iugoslávia

 

Clique para ver

 
Posavki Gonic

Assim como todos os hounds da região dos Bálcãs, o Sabujo de Posavatz tem a origem bem antiga e provavelmente descende de cães do tipo lebrel trazidos da Ásia por mercadores fenícios, cruzados com hounds europeus.
A muitos séculos atrás, os portos espalhados por toda a costa do Mar Adriático faziam parte da rota dos comerciantes fenícios. Esta região foi mais tarde unificada sob a denominação de Iugoslávia e recentemente dividida em vários países independentes.
O Posavatz foi desenvolvido ao longo do tempo nas planícies férteis do centro-norte da Iugoslávia, hoje Croácia, ao longo do Rio Sava.

A região dos Bálcãs sempre foi bastante instável politicamente. Sucessivas invasões, guerras separatistas, massacres étnicos fazem parte do cotidiano a séculos. Como não poderia deixar de ocorrer, estes fatos se refletem na criação de praticamente todas as raças da área da antiga Iugoslávia, tornando quase todos os Cães dos Bálcãs bastante raros.
A raça é um notável exemplo de adaptação ao meio ambiente. O Sabujo de Posavatz é um caçador passional incansável, mesmo nos terrenos mais difíceis. Ele é um excelente farejador, cheio de vida, alerta e especialista em presas pequenas como a lebre.
Possui um ótimo temperamento, o que o torna uma excelente companhia, amável, afetivo com todos da casa, inclusive com outros cães.

A pelagem é curta, densa e grossa.

A cor é amarelo-palha, ou dourado, ou vermelho, com ou sem marcações em branco na face, peito, abdômen e patas.

Na aparência geral o Sabujo Posavatz é um cão de porte médio, um pouco mais longo do que alto, robusto, com membros fortes, cabeça alongada e orelhas pendentes, arredondadas e cauda com comprimento médio e portada baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!