Características Gerais

Padrão FCI n. 59-d
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 46 a 58 cm
Peso 15 a 20 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça (farejador) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Suíça

 

Clique para ver

 
Schweizer Laufhund

Os Sabujos Suíços são chamados de Laufhunde, que em uma tradução aproximada teria o sentido de "cães que você acompanha a pé".

As quatro variedades diferem entre si basicamente pelo tipo de pelagem, sendo eles:
- Sabujo Bernês
- Sabujo de Jura; este com duas sub variações: "Marrom ou Bruno" e o tipo Stº Humberto.
- Sabujo de Lucerna
- Sabujo Suíço.

Assim como a dos franceses, a história do sabujo suíço, volta à época da conexão Celta-Fenícia, sendo que as quatro variedades foram definitivamente estabelecidas ainda durante a Idade Média.
Na Catedral de Zurique, uma construção datada do século XII, objetos de arte mostram sabujos bem parecidos com os atuais Sabujos Suíços. Esses cães chegaram à atualidade com a mesma aparência e habilidades de séculos atrás e ainda hoje são usados na caça de cervos, raposas e alces, por caçadores de grande experiência.

Os Sabujos Suíços são todos muito semelhantes entre si e também lembram muito os clássicos hounds franceses em tipo.
Todos eles têm uma imensa paixão pelas caçadas e como conseqüência não são recomendados exclusivamente como cães de guarda ou de companhia, já que seu forte instinto de caçador e rastreador de pista de sangue faz com que eles sejam muito ativos. Eles necessitam de uma boa dose diária de exercícios e com essas exigências devidamente supridas, tornam-se excelentes companheiros, gentis com crianças, calmos, amigáveis e alegres, sendo que a agressividade não faz parte de suas vidas.

A pelagem é curta, sedosa e bem assentada.

A cor no Sabujo Suíço é basicamente o branco com malhas em laranja bem definidas, de maior ou menor tamanho.

Na aparência geral o Sabujo Suíço é um típico hound, robusto, com membros delgados, de expressão nobre, amigável e alerta. As orelhas são bem longas, pendentes e com dobras. A cauda levemente curvada é portada na altura do dorso quando o cão está em ação.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!