Características Gerais

Padrão FCI n. 241
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho Var.Grande-55 a 65 cm; Var.Pequena-45 a 50 cm
Peso Var.Grande-30 a 35 Kg; Var.Pequena-22 a 25 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Hungria

 

Clique para ver

 
Erdélyi Kopó

No século IX os Magyars (tribo de caçadores da Europa Central) invadiram as áreas das montanhas do Cárpato, no leste da Hungria trazendo consigo diversos hounds.
A partir do cruzamento desses animais com cães nativos e cães poloneses, formou-se a base para o desenvolvimento do "Braco da Transilvânia".
A região é de mata e os caçadores seguiam geralmente a cavalo. Os cães para acompanhá-los precisavam ser muito fortes e capazes de suportar climas extremos.
No passado eles eram usados e muito apreciados pelos reis, príncipes e nobres para caçar lobos, ursos da montanha, raposas e lebres.
A história do Braco da Transilvânia não foi muito feliz. Durante a 2ª Guerra Mundial, a raça, como muitas outras, sofreu grandes perdas. Os exemplares sobreviventes na Transilvânia Romena foram estupidamente exterminados em 1947, juntamente com os Greyhounds Húngaros, por ordens do governo, já que eles eram considerados uma lembrança da ocupação da Romênia pela Hungria. Felizmente existiam alguns exemplares na Eslováquia e na Hungria e nesses países os criadores vêm se dedicando para reviver a raça que esteve bem perto da extinção.

O Braco da Transilvânia é conhecido pelo seu refinado senso de direção e orientação, o que é vital nas regiões montanhosas e com florestas. Ele tem bom gênio, é facilmente treinado, de fácil manutenção, obediente, se relaciona bem com toda a família e com outros cães.

A pelagem é curta e grossa.

A cor é preto e dourado com ou sem pequenas marcações em branco.

Na aparência geral o Braco da Transilvânia é um cão de porte médio, sem exageros, com ossatura moderada, sem excesso de pele, com orelhas também de tamanho mediano e pendentes. A cauda é curvada em forma de sabre e portada não muito alta. A raça aparece em duas versões de tamanho: grande, com as pernas mais longas e pequenas com as pernas mais curtas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!