Características Gerais

Padrão FCI n. 232
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 55 a 66 cm
Peso 20 Kg
Pelagem medianamente curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Alemanha

 

Clique para ver

 
Deutscher Stichelhaariger Vorstehhund

Apesar da história dos cães de pêlo duro na Alemanha ser relativamente recente, o interesse por cães de aponte com esse tipo de pelagem sempre existiu e muitos tipos estavam em evidência no final do século XIX.
O Clube Alemão de Cães de Pêlo Duro adotou todos os cães de caça com esse tipo de pelagem, mas a grande variedade de tipos acabou separada em organizações específicas como a do Pudelpointer, do Griffon, do Braco Alemão de Pêlo Duro e do próprio Stichelhaar. Todos eles devem ter uma mesma origem.
O nome Stichelhaar significa "cabelo quebrado", que mostra bem o tipo de pelagem da raça.

A FCI (Federação Cinológica Internacional) reconhece a raça, que é bem rara, sendo que até bem pouco tempo apenas 10 a 15 registros eram emitidos por ano. A raça assemelha-se muito ao Braco Alemão de Pêlo Duro e muitos cães antes considerados Stichelhaars, estão hoje registrados como Bracos.
O Stichelhaar é um grande caçador, que além de apontar, consegue rastrear uma pista, e ainda busca a presa, trabalhando em qualquer tipo de terreno e nas mais variadas condições de clima, condição esta bem facilitada pelo tipo rústico e duro da pelagem.
Aqueles que possuírem um Stichelhaar terão consigo um grande companheiro, um cão fiel, obediente e que adora aprender, mas o exercício constante é essencial para que ele não se torne destrutivo.

A pelagem é medianamente curta, dura, rústica, com a formação de barba e bigodes.

A cor é sempre o castanho-e-branco, em ruão ou com manchas.

Na aparência geral o Stichelhaar é um cão de porte médio, robusto, com membros fortes, bem musculados, olhar expressivo e inteligente, orelhas pendentes e cauda amputada em mais ou menos 1/3 do seu comprimento.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!