Características Gerais

Padrão FCI n. 152
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 46 a 58 cm
Peso 16 a 24 Kg
Pelagem medianamente longa
Agressividade baixa
Aptidão caça (farejador)
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Eslovênia

 

Clique para ver

 
Istraski Ostrodlaki Gonic

Os portos da antiga Iugoslávia no Mar Adriático faziam parte das principais rotas dos mercadores fenícios a muitos séculos atrás. Os hounds da Eslovênia tem suas origens em épocas remotíssimas e descendem do cruzamento de cães lebréis asiáticos (todos muito parecidos em tipo) levados para a região pelos fenícios, com cães farejadores europeus.
O Sabujo da Ístria é provavelmente o mais antigo entre os hounds da região dos Bálcãs. A Ístria é uma península que adentra o Mar Adriático, localizada na Eslovênia no noroeste dos Bálcãs, fazendo divisa com a Itália e Áustria.
A Eslovênia assim como a Croácia, Bósnia e outros, até recentemente estava incorporada à Iugoslávia e hoje é um país independente. Com a desintegração da Iugoslávia o número de cães tanto da variedade de pêlo curto como da de pêlo duro diminuiu bastante nos estados dos Bálcãs do sul, mas na sua região de origem, a popularidade deles cresceu.

O Sabujo da Ístria costuma caçar animais como a raposa, lebre e porco selvagem em terrenos difíceis e sempre em pares ou em pequenas matilhas. Ele é também um excelente rastreador de pista fria, sendo capaz de farejar o sangue deixado por um animal ferido a vários dias.
Além de caçadores passionais, eles são tranqüilos, de boa natureza, muito afetivos em casa, com a família, crianças e outros cães.
O Sabujo da Ístria de Pêlo Duro é um pouco mais voluntarioso do que seu parente de pêlo curto e, portanto um pouco mais difícil no aprendizado de obediência.

A pelagem suporta bem o frio e o pêlo tem comprimento de 5 a 7,5 cm em média e é duro, ondulado e arrepiado. O subpêlo é lanoso e protetor. Na cabeça existe a formação de barba e bigodes.

A cor é branco com marcações em laranja, geralmente nas orelhas. Algumas pequenas marcações são aceitas no corpo, especialmente na base da cauda.

Na aparência geral o Sabujo da Ístria de Pêlo Duro é um cão de porte médio de aspecto mais rústico que seu irmão de pêlo curto e um pouco maior, com pés-de-gato, boa ossatura, cabeça com stop pouco pronunciado, orelhas de inserção relativamente alta, pendentes e cauda portada ligeiramente abaixo da linha do dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!