Características Gerais

Padrão FCI n. 47
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suiços
Tamanho médio; M-44 a 52 cm; F-42 a 50 cm
Peso 25 a 30 Kg
Pelagem curta
Agressividade moderada
Aptidão boiadeiro, guarda e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Suíça

 

Clique para ver

 
Entlebucher Sennenhund

Esse cão boiadeiro leva o nome da cidade de Entlebuch, na região que faz divisa com Lucerne na Suíça.
O Entlebuch é o menor dos quatro cães de montanha suíços e sua origem é incerta. É provável que, como os outros três, ele descenda de molossos que chegaram à Suíça pela passagem de São Bernardo acompanhando as legiões romanas.
Popular na Suíça, mas raramente visto fora de sua terra natal, o Entlebuch é uma das raças resgatadas graças aos esforços do Sr. Franz Schertenleib. Através das histórias contadas por seu pai, esse criador sabia que vários cães boiadeiros existiam nas regiões montanhosas da Suíça e no final do século XIX, com a ajuda de um cinófilo de Zurich, Professor Albert Heim, Schertenleib varreu o interior da Suíça a procura desses animais, antes que eles fossem extintos.
A raça era usada por fazendeiros para guiar o gado para os frigoríficos. Eles são conscientes, muito territoriais, protetores, mas nunca agressivos. Os Boiadeiros de Entlebuch são trabalhadores obedientes e amam o que fazem. Eles são uma excelente companhia, muito amigáveis com as pessoas e outros cães, sendo ainda de fácil manutenção, mas têm uma certa tendência à obesidade.

A pelagem é curta, densa e sedosa.

A cor é a mesma nas quatro raças suíças da montanha. É preto e dourado com marcações em branco nos dedos, peito e a estrela em cordão na face. As duas pintas douradas acima dos olhos formam o chamado "quatro olhos".

Na aparência geral o Boiadeiro de Entlebuch é um cão de porte médio (o menor entre os montanheses suíços), um pouco mais longo do que alto, ampla caixa toráxica, boa massa muscular e membros fortes e bem estruturados. A cabeça é robusta, com crâneo largo e mandíbula longa e forte. As orelhas são pendentes. Quanto à cauda o Entlebuch pode nascer anuro (naturalmente curta) ou ter uma cauda de comprimento normal, portada em geral na altura do dorso. A cauda enrolada é desclassificante.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!