Características Gerais

Padrão FCI n. 60 d
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 33 a 41 cm
Peso 8 a 15 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça (farejador) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação média
País de Origem Suíça

 

Clique para ver

 
Schwyzer Neiderlaufhund

Os Sabujos Suíços são chamados de Laufhunds, que numa tradução aproximada teria o sentido de "cães que você acompanha a pé".
Da mesma forma os Pequenos Sabujos Suíços são chamados de Niederlaufhunds, ou seja, "pequenos cães que você acompanha a pé".

Assim como os grandes, os pequenos possuem quatro variedades que diferem entre si basicamente pelo tipo de pelagem, sendo elas:
Pequeno Cão Sabujo Bernês
Pequeno Cão Sabujo de Jura
Pequeno Cão Sabujo de Lucerna
Pequeno Cão Sabujo Suíço.

Assim como a dos sabujos franceses, a história dos sabujos suíços, volta à época da conexão Celta-Fenícia, sendo que as diversas variedades foram estabelecidas durante a Idade Média.
Na virada dos séculos XIX para XX, o sistema de caça em reservas foi introduzido na maioria das províncias na Suíça. Como os sabujos suíços de maior porte eram muito rápidos para a caça em reservas fechadas, cruzamentos cuidadosamente estudados com sabujos de pernas curtas foram feitos com o intuito de diminuir o tamanho desses cães, surgindo assim os Pequenos Sabujos Suíços.

O Pequeno Cão Sabujo Suíço é um cão de caça na essência da palavra. Ele procura pela presa, usa sua voz peculiar durante toda a caçada e é também capaz de rastrear um animal ferido por horas a fio, até que consiga trazê-lo para seu mestre.
Esses cães necessitam de uma boa dose diária de exercícios e com essas necessidades supridas, eles são excelentes companheiros, gentis com crianças, calmos, amigáveis e alegres, nunca nervosos ou agressivos.

A pelagem é curta, sedosa e bem assentada.

A cor no Pequeno Suíço é basicamente branco com malhas em laranja bem definidas, de maior ou menor tamanho.

Na aparência geral o Pequeno Cão Sabujo Suíço é um típico hound de menor proporção, mais longo que alto, com membros delgados, robustos e de expressão nobre, amigável e alerta. As orelhas são bem longas, pendentes e com dobras. A cauda quando em ação é portada na altura do dorso, fazendo uma leve curva.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!