Características Gerais

Padrão FCI n. 14
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho pequeno; 30 a 40 cm
Peso 11 a 15 kg
Pelagem média
Agressividade média
Aptidão pastor, guarda, caça (rateiro) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação pequena
País de Origem Suécia

 

Clique para ver

 
Vastgötaspets

O Spitz dos Visigodos, raça nativa da Suécia e os Welsh Corgis, especialmente o Pembroke, de origem britânica, são incrivelmente parecidos.
Não se sabe ao certo se os Vikings introduziram esses cãezinhos no País de Gales ou se se apoderaram deles como parte dos saques durante as constantes incursões, levando-os para a Escandinávia.
O Condado de Pembroke (Pembrokeshire), no País de Gales, tem acesso à costa e os Vikings invadiram e saquearam toda a região ao longo da costa que vai da Irlanda a Gales.
De qualquer maneira acredita-se que tanto o Spitz dos Visigodos como os Welsh Corgis, sejam descendentes de Bassets da Europa Continental.
A raça esteve perto da extinção por volta de 1930, mas criadores suecos, orientados pelo Conde Bjorn von Rosen, conseguiram salvar esse "pequeno grande cão".

A raça foi oficialmente reconhecida pelo Kenel Clube da Suécia em 1948. Hoje é bem popular em sua terra natal e vem encontrando seguidores também em outros países. Um número considerável vive na Inglaterra, onde o reconhecimento da raça ocorreu em 1984, e recentemente esse cão pastor e rateiro da Suécia também foi introduzido na América.
O Vastgötaspets é um cãozinho com um senso de humor único e naturalmente um cão show. Se ele executar alguma proeza que provoque risos e aplausos, vai repeti-la o tempo todo. Ele é inteligente, afetivo e consegue perceber o humor de seu mestre. É resistente e de fácil manejo, mas pode ser reservado com crianças.

A pelagem é dupla com subpêlo denso e macio e pêlo de comprimento médio, grosso e resistente.

A cor é preferencialmente cinza-sombreado, seguido de vermelho-sombreado, rajado, cinza-azulado e marcações em branco, desde que não ultrapasse 40% do total.

Na aparência geral o Spitz dos Visigodos é um cão de pequeno porte, de expressão inteligente, de pernas fortes e curtas, e anuro (naturalmente sem cauda). As orelhas são triangulares, duras e eretas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!