Características Gerais

Padrão FCI n. 129
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 46 a 50 cm
Peso 15 a 18 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça (farejador) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Suécia

 

Clique para ver

 
Smalandsstövare

O Sabujo de Smalands é um cão bem antigo e provavelmente já caçava na Idade Média.
A raça se originou em Smalands, no sul da Suécia, e possui características físicas bem peculiares, como ser naturalmente anuro (sem cauda), detalhe anatômico que nenhum outro sabujo possui. Existem casos de exemplares que nascem com a cauda mais longa e nesses casos a amputação não é permitida.

A cauda curta do Smalandsstövare é o resultado de uma seleção natural da raça feita pelo Barão von Essen em torno de 1800. Estes cães são praticamente desconhecidos fora de sua terra natal.
Ele é o mais pesado e o mais curto de todos os sabujos da Suécia. A cabeça é menor, com forma de cunha e o corpo é atarracado e mais próximo ao chão, o que indica que a muito tempo, cruzamentos de hounds com cães nativos do tipo nórdico devem ter ocorrido para produzir essa raça.
Esses animais têm faro apuradíssimo e são usados nas caçadas de rastreamento, em qualquer tipo de terreno e clima.
Normalmente eles são mais utilizados na caça de raposas e lebres na densa floresta de Smalands.

O Sabujo de Smalands, como a maioria dos sabujos, é um cão dócil, afetivo, muito paciente com crianças e de fácil aprendizado.

A pelagem é curta, grossa, densa e lustrosa.

A cor é preto com marcações em dourado, inclusive em cima dos olhos (quatro olhos).

Na aparência geral o Sabujo de Smaland é um cão de porte médio, robusto, concentrado, de membros bem musculados e de forte ossatura. A cabeça tem forma de cunha, os olhos são escuros e o olhar é tranqüilo. As orelhas de tamanho médio são pendentes e a cauda é, na maioria dos cães, naturalmente curta. Caso algum nasça com cauda mais longa, essa não pode ser amputada.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!