Características Gerais

Padrão FCI n. 131
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; M-aproximadamente 57 cm; F-aproximadamente 53 cm
Peso 18 a 24 Kg
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça (farejador) e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação grande
País de Origem Suécia

 

Clique para ver

 
Schillerstövare

Os ancestrais do Sabujo de Schiller já caçavam nas florestas da Suécia desde 1400. A raça atual evoluiu a partir do cruzamento desses cães nativos com sabujos alemães, austríacos e suíços.
O responsável pela criação da raça foi Per Schiller (daí o nome) e apresentou dois de seus cães na 1ª Exposição de Cães na Suécia em 1886. Esses dois exemplares, "Ralla I" e "Tamburini", se tornaram os pilares da raça, que só foi oficialmente reconhecida em 1952.

Esses cães são vistos só na Escandinávia e raramente fora da Suécia. Eles são utilizados na caça de lebres e raposas e trabalham com independência, nunca em matilhas.
Sua construção leve lhe proporciona velocidade e agilidade, sendo considerado o mais rápido dos cães suecos. Seu subpêlo grosso, isolante térmico, faz com que ele possa exercer suas funções mesmo que haja muita neve, desentocando as lebres e as raposas hibernais. Esses cães têm como hábito não tocar a caça viva e raramente latem até a chegada do caçador. Na Suécia a caçada é uma atividade recreativa muito popular e a caça em si, é mais importante do que a captura ou o abate da mesma. É normal o caçador chamar o cão e permitir que a presa escape.
O Sabujo de Schiller é extremamente obediente, afetivo, carinhoso com crianças, afável e entusiasmado, o que o torna um grande companheiro.

A pelagem é dupla, com subpêlo denso e grosso. O pêlo é curto e grosso.

A cor é o dourado com selamento em preto.

Na aparência geral o Schillerstövare (stövare = sabujo), é um sabujo de porte médio, esguio, nobre e mais retangular do que quadrado. O formato do corpo denota velocidade e força. As orelhas são grandes, ovaladas, moles e pendentes e a cauda é portada na altura da linha do dorso, sendo levemente curvada, como um sabre.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!