Características Gerais

Padrão FCI n. 77a
Grupo n. 9, Cães de Companhia
Tamanho 20 a 28 cm
Peso 1ªcategoria, menos de 2, 5 Kg 2ª categoria – até 5,0 Kg
Pelagem longa
Agressividade baixa
Aptidão companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação pequena
País de Origem França

 

Clique para ver

 
Epagneul Nain Continental

O Papillon é a variedade do Spaniel Continental Anão com orelhas eretas. O Papillon, conhecido no século XVI como Spaniel Anão, é a atualização desses pequenos cães que podem ser vistos em antigas pinturas e tapeçarias. Madame Pompadour e Maria Antonieta foram ardentes admiradoras da raça. Mas é à Espanha que temos que agradecer pela ascensão à fama, apesar da Itália ter feito os maiores negócios. Muitos foram vendidos para a corte de Luis XV e a maioria dos cães eram levados de um país para outro em lombos de burros.
Com o tempo, ocorreram algumas mudanças que levaram ao atual Spaniel Continental. Antes só existiam exemplares com orelhas caídas. Gradualmente cães com orelhas eretas começaram a surgir e essa variedade recebeu o nome de Papillon (papillon=borboleta). De qualquer maneira o Spaniel Continental de hoje pode ter tanto a orelha caída como ereta, muitas vezes os dois tipos aparecendo na mesma ninhada.
Hoje na Europa Continental e Grã-Bretanha a variedade de orelhas caídas (falena) é chamada de "Phaléne" enquanto os outros, de orelhas eretas, são chamados de Papillon.

Eles são muito fortes e não necessitam de cuidados nem no inverno rigoroso nem em altas temperaturas e adaptam-se bem tanto em pequenos apartamentos como na liberdade do campo. São extremamente úteis na captura de ratos pela exaustão.

A pelagem é simples, abundante, fina, sedosa, longa no pescoço (+ou - 15 cm) e média no dorso e nos lados do corpo, atingindo na cernelha cerca de 7,5 cm.

A cor é particolor: branco dominante com malhas de qualquer cor. Na cabeça, qualquer cor diferente do branco deve cobrir ambas as orelhas.

Na aparência geral é um cão pequeno, elegante, de ossatura leve e de focinho longo. Ele é mais comprido do que alto. A maior característica é a orelha de borboleta, que é a única coisa que o difere do Phaléne. A mesma raça com orelhas caídas toma o nome de Phaléne.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!