Características Gerais

Padrão FCI n. 276
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho médio; 40 a 47 cm
Peso 12 a 15 Kg
Pelagem medianamente curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação pequena
País de Origem Suécia

 

Clique para ver

 
Norrbottenspets

A séculos esse pequeno spitz da Suécia e Finlândia já era utilizado na caça a pequenos animais nos dois países. Era conhecido como Pohjanpystykorva na Finlândia e foi levado para o norte da Suécia por fazendeiros imigrantes, onde recebeu um nome maior ainda, Norrbottensskollandehund.
A raça foi muito difundida como cão de caça comum de fazendas e a maioria dos proprietários nem sequer sabia que eles tinham programas de criação e também uma raça definida.
Como a caça com estes cãezinhos diminuiu e a popularidade de raças estrangeiras cresceu, o interesse do povo por eles acabou.
Chegou-se a pensar que o Spitz Nórdico estava extinto e em 1948 o Kenel Clube Sueco descredenciou a raça. Amantes do Spitz Nórdico continuaram a varrer os dois países (Suécia e Finlândia) à procura de bons espécimes em pequenos vilarejos e finalmente conseguiram reestabelecer o programa de criação. A raça voltou a ser credenciada em 1967, no Kenel Clube da Suécia, e em 1970, no Kenel Clube da Finlândia, e hoje goza de boa popularidade em ambos os países.

Atualmente são considerados cães de companhia e de caça de pequenas aves, como o galo selvagem, perdiz, etc. Alguns gozam de grande notoriedade por seus predicados em caçadas de aves, seguindo trilhas e alcançando por isso altos preços.
Uma outra vantagem é que, comparado com os outros cães nórdicos, é o menos barulhento.
O Spitz de Norbotten é alerta, cheio de vida, calmo e amigo. É também vigoroso, mas nunca tímido, nervoso ou agressivo. Ele é particularmente bom com crianças e vive mais feliz quando seu proprietário é um caçador, mesmo que amador.

A pelagem é medianamente curta, densa e espetada, sendo que na cauda o pêlo é mais longo e franjado.

A cor é basicamente branco com algumas malhas em dourado ou castanho. A malha em preto é tolerável.

Na aparência geral o Spitz de Norbotten é um dos menores spitz, forte compacto e de perfil quadrado. As orelhas são eretas, pontudas, o focinho afilado, olhos expressivos e cheios de vida. A cauda é portada enrolada sobre o dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!