Características Gerais

Padrão FCI n. 62
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho médio; 45 a 53 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem moderadamente longa e dura
Agressividade baixa
Aptidão caça
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Áustria

 

Clique para ver

 
Steirische Rauchhaarbracke

O Sabujo Estírio é uma raça relativamente nova. Seu desenvolvimento foi iniciado em 1870 por um industrial da Estíria (região da Áustria, próxima à Eslovênia) de nome Cark Peitinger.
A raça teve origem a partir do cruzamento de um excepcional macho sabujo local, de pêlo duro, eminente caçador, com um fêmea de nome "Hela I". Esta por sua vez, era uma fêmea de pista de Hannover, que como todos cães desta modalidade era bastante dócil. Estes cães de pista são comumente usados pela polícia e por militares devido à sua capacidade de rastreamento, o que facilita a localização de fugitivos, drogas, busca de desaparecidos em catástrofes como terremotos, avalanches, etc.
Os melhores cães oriundos desse cruzamento de um sabujo com um cão de pista foram criados e a seleção se iniciou e não mais parou.

O Sabujo Estírio consegue exercer suas funções com destreza por ser um animal rústico e apaixonado, que percorre com desenvoltura terrenos difíceis e montanhosos. A isso se uniu sua capacidade como cão de rastro, de faro apuradíssimo, seguro, cheio de vontade, que late sem parar durante a caçada.

A pelagem é moderadamente longa, constituída por pêlo áspero, tosco, duro e opaco, sendo que na cabeça é mais curto do que no restante do tronco. A formação de bigodes é uma das características.

A cor é vermelho e amarelo, sendo que uma estrela branca no antepeito é permitida.

Na aparência geral é um cão de porte médio com musculatura forte, expressão austera porém sem malícia. A pelagem é dura, áspera, o que o torna resistente à qualquer variação climática. As orelhas são caídas rente às faces e a cauda é portada para cima ligeiramente em forma de gancho.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!