Características Gerais

Padrão FCI n. 63
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho 48 a 56 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem curta
Agressividade baixa
Aptidão caça e rastreamento
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Áustria

 

Clique para ver

 
Brandlbracke (Vieräugl)

O cão de caça rastreador mais antigo que se conhece é o sabujo e dele descendem todos os cães guia e rastreadores.
Os sabujos puros têm como características comuns o olfato muito apurado para encontrar pista, a grande autoconfiança e vontade para o rastreamento e também ladram sem esmorecer durante as caçadas.
Apesar do Sabujo Austríaco ser uma raça de cães relativamente antiga, não existem provas concretas de sua origem até meados do século, pois até então a criação não era regulamentada. É quase certo que seus antepassados tiveram origem na Europa Central quando os Celtas ali viviam, pois o Sabujo Austríaco é descendente do Sabujo Celta.
Os Celtas eram povos de origem branca e falavam línguas indo-européias. Surgidos na Europa Central se espalharam por todo o Continente.

O Sabujo Austríaco Preto e Castanho é, como o próprio nome diz, um sabujo e também um rastreador que exerce sua função de caçador com grande eficiência em planícies e regiões montanhosas. O olfato apurado e o ladrido são características desse cão que é muito utilizado principalmente na caça à lebre. Como rastreador ele é seguro, cheio de vontade e de grande caráter. Seus membros fortes, musculatura desenvolvida e movimentação fácil, são fatores que ajudam esse fantástico cão a exercer sem cansaço suas funções.

A pelagem é composta por pêlos lisos, bem assentados, rente a pele, denso, elástico com comprimento aproximado de 2 cm e com brilho de veludo.

A cor é preto com algumas manchas bem definidas de cor que varia do castanho até o marrom escuro. Devem estar presentes duas marcas sobre os olhos vindo daí o nome "Vieräugl" que quer dizer quatro olhos.

No aspecto geral ele é um cão de porte médio de estrutura corporal forte alongada e elástica. As orelhas de tamanho médio, têm inserção alta e são pendentes. A cauda é longa, afinando em direção à ponta e levemente curvada.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!