Características Gerais

Padrão FCI n. 198
Grupo n. 6, Sabujos e Rastreadores
Tamanho 50 a 60 cm
Peso 18 a 28 kg
Pelagem moderadamente curta
Agressividade baixa
Aptidão caça de pista (lebre e javali)
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação média
País de Origem Itália

 

Clique para ver

 
Segugio Italiano a Pelo Forte

O Sabujo Italiano está entre as mais antigas raças conhecidas e ainda hoje conserva a aparência física de seus ancestrais, como pode ser verificado em imagens da era Romana e pré-Românica. Eles lembram muito o Sabujo Helênico que provavelmente seja um dos seus ancestrais.
Eles eram freqüentemente vistos no período Renascentista, principalmente na região central do nordeste da Itália e eram os cães dos camponeses, assim como dos burgueses.
Cães que são réplicas dos atuais Sabujos Italianos encontram-se representados em duas esculturas de Diana: uma delas de "Diana Caçadora" (Museu de Nápoles) e a outra de "Diana Com Arco e Flecha" (Museu do Vaticano). Dois esqueletos em perfeito estado de conservação e idênticos ao Sabujo Italiano foram encontrados numa necrópole na província de Verona. No Castelo de Borso d'Este uma pintura do ano de 1600 retrata um cão idêntico aos atuais Sabujos Italianos.

Esta raça é a mais comum entre as várias raças italianas e é afetivo e brincalhão além de inteligente.
Esse cão trabalha geralmente em silêncio, mas não hesita em usar seu latido para mostrar que localizou a presa. Ele é mais resistente do que veloz e trabalha com empenho e paixão tanto só, como em matilha.

A pelagem é dura, com pêlo de comprimento no tronco de no máximo 5 cm. O pêlo é áspero com exceção da cabeça, orelhas, membros e cauda.

As cores aceitas são: fulvo uniforme em todas as graduações até o preto fosco. No preto fosco somente a estrela branca no peito é permitida e neste caso o exemplar é chamado de tricolor. Nos exemplares, fulvos, a cor branca é aceita no focinho e crânio (máscara), no ante-peito (estrela), no pescoço, patas e ponta da cauda.

Na aparência geral o Sabujo Italiano de Pêlo Duro é um cão de porte médio, estrutura quadrada, construção equilibrada, ossatura bem desenvolvida, boa musculatura e com absoluta ausência de gordura. As orelhas são pendentes, bem compridas e bem largas.
A cauda tem inserção alta na linha da garupa, mais grossa na raiz em relação ao Sabujo Italiano de Pêlo Curto, revestida de pêlos e com ausência absoluta de franjas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!