Características Gerais

Padrão FCI n. 97a
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho 45 a 55 cm podendo chegar a 60 cm
Peso proporcional
Pelagem longa
Agressividade baixa
Aptidão companhia
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação média mas adaptável a pequenas áreas
País de Origem Alemanha

 

Clique para ver

 
Deutscher Spitz, Wolfspitz

Existem 5 categorias de Spitz Alemão que diferem em tamanho e cor da pelagem. São eles o Spitz Lupo (Keeshond), Grande, Médio, Pequeno e Anão (Lulu da Pomerânia).
O Keeshond ou Spitz Alemão Lupo tornou-se o cão nacional da Holanda no final do século XVIII, mas centenas de anos atrás eles eram os favoritos do povo alemão.
A raça não é especializada na caça ou em nenhum tipo de trabalho, mas é uma das melhores companhias que se pode ter. Eles eram conhecidos como cães barqueiros já que os comandantes de embarcações fluviais os possuíam em larga escala.
Logo após a revolução Francesa, a Holanda foi dividida em dois grandes partidos: o do Príncipe de Orange (Prince of Orange) e o dos Patriotas sendo que estes últimos eram liderados por um amante de cães, chamado Kees de Gyselaer. Ele nessa época possuía um desses Lupos e por isso a raça levou seu nome e acabou se tornando o símbolo dos Patriotas.
No entanto quando o partido Prince of Orange se estabeleceu como o dominante, poucas pessoas queriam ter um cão que representava a oposição.
O declínio da raça permaneceu até 1920, quando a Baronesa Hardenbroek se interessou pela raça e investigou quantos animais da antiga linhagem haviam sobrevivido. Para sua surpresa, a raça era mantida nas formas originais por alguns capitães de barcos fluviais, fazendeiros e caminhoneiros. Passou então a divulga-la por toda a Europa e o Clube Holandês do Keeshond foi fundado em 1933.

O Spitz Alemão Lupo é um dos mais amáveis e afetivos cães já criados em séculos além de ser um grande companheiro da família e ótimo para dar alarme.

A pelagem é sedutora. Ela é curta apenas nas faces, orelhas, face anterior dos membros e patas, no restante é longa e opulenta, sendo que atinge o maior comprimento na linha inferior do pescoço e na cauda.

As cores são: gradações de cinza, cinza lobeiro (cinza prata com gradações de preto carvão na extremidade dos pêlos), sendo mais claro no focinho, olhos, membros, ventre e cauda.

Na aparência geral ele possui um olhar inteligente, com cabeça de raposa, orelhas pequenas e eretas e cauda com inserção alta voltada por sobre o dorso.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!