Características Gerais

Padrão FCI n. 165
Grupo n. 7, Cães de Aponte
Tamanho grande; M-60 a 70; F-58 a 65 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem moderadamente longa
Agressividade baixa
Aptidão caça (aponte) e companhia
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação grande
País de Origem Itália

 

Clique para ver

 
Spinone Italiano

O Spinone Italiano é um cão utilizado em várias modalidades de caça. Referências a ele como sendo um Griffon geralmente ocorrem, já que os cães de caça da Europa Continental são formalmente conhecidos assim.
Na verdade, ele é um Pointer da velha escola, que era um cão mais lento, parecido com aqueles usados antes da era da caça a aves com tiro.
Ele é um cão de origem inteiramente italiana e na literatura foram encontrados indícios de um cão italiano de pêlo duro que seria o provável predecessor do atual Spinone.
Em 1683 Selicourt, em seu livro "O Perfeito Caçador", escreve sobre um "grifo" (Griffon - tipo de cão) procedente da Itália e de Piemonte. Ele aparece, representado freqüentemente em quadros de pintores famosos da Idade Média como no afresco de Andréa di Mantegna no Palácio Ducal de Montova do século XV.
Por pelo menos 3 séculos quase todos os países europeus tiveram o seu próprio tipo de Pointer, cada qual desenvolvido de acordo com o clima, as necessidades e tipo de solo do local onde eram criados. O distrito do Piemonte no Noroeste da Itália é o responsável pelo Spinone ter se tornado um cão de múltiplas funções, tanto que ele é mencionado como sendo o cão de tiro italiano que excedeu todos os outros em eficiência e qualidade de trabalho.

A pelagem é simples, reta, dura, densa e preferencialmente assentada. O pêlo no tronco é longo de 4 a 6 cm, mais curto na cana nasal, na cabeça e nas orelhas. Nas faces anteriores dos membros é um pouco mais longa sem formar franja. Pêlos longos e retos formam densos supercílios, bigode e barba.

A cor pode ser branco puro, branco com mancha laranja, branco pontilhado de laranja, branco com manchas marrom, ruão, ruão marrom. O tricolor, preto e castanho e o preto em qualquer combinação são cores não admitidas.

Na aparência geral ele é um cão grande, de construção sólida, rústica e vigorosa, com ossatura forte, musculatura bem desenvolvida e pêlo duro. A cauda é amputada de maneira que fique com comprimento de 15 a 25 cm. Ele é adequado a caça em qualquer terreno, é muito resistente à fadiga e penetra com desenvoltura em escombros e água fria, sendo um excelente retriever. O Spinone é um cão social, dócil e paciente.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!