Características Gerais

Padrão FCI n. 128
Grupo n. 9, Cães de Companhia
Tamanho 25, 5 a 28 cm
Peso 5 a 6, 5 Kg
Pelagem longa
Agressividade baixa
Aptidão companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação pequeno
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
King Charles Spaniel

Na História da Humanidade é fato comprovado que o fluxo civilizatório ocorreu do Oriente para o Ocidente, sendo também natural que as mais antigas raças de cães tenham suas origens nos países orientais, como é o caso do King Charles Spaniel, conhecido nos EUA e Canadá como English Toy Spaniel.
A hipótese de a raça ter aparecido durante o reinado de Charles II no século XVII não é uma realidade, já que eles comprovadamente eram conhecidos na Inglaterra e Escócia mais de 100 anos antes.
Na verdade a raça teria se originado no Japão e talvez China em tempos bem remotos e mais tarde os primeiros exemplares foram levados para a Espanha e depois para a Inglaterra.
Alguns dizem que a austera Rainha Elizabeth teria sido uma apreciadora da raça, mas o mais certo é que a Rainha Maria da Escócia, que passou seus primeiros anos na França durante o começo do século XVI, na sua volta à Escócia já como Rainha, tenha levado espécimes da raça com ela e foram seus favoritos até a época de sua execução.
O mais provável é que Cockers vermelhos-e-brancos e pretos-e-brancos tenham vindo da China para a Itália durante os séculos XV e XVI e que tenham sido cruzados com outros Cockers e Springers, intensificando os instintos esportivos que esses pequenos Spaniels possuem até hoje.
Independentemente das antigas histórias sobre a raça, parece certo que os muitos espécimes de hoje tenham chegado aos padrões atuais devido ao cruzamento com vários pequenos Spaniels da Inglaterra.

Os Spaniels da época do Rei Charles II, conhecido como o próprio nome diz "King Charles", possuem quatro variações segundo cor e tipo de pelagem. São elas: "Black and Tan" (Preto e Dourado), "Prince Charles", "Ruby" e o "Bleinheim".

A pelagem é profusa, longa, bem franjada nas orelhas, corpo, peito, membros e pés. O pêlo é liso ou levemente ondulado e sedoso. Na variedade Black and Tan e Prince Charles a pelagem é mais longa e na Ruby e Bleinheim menos.

O King Charles é um cão alegre, interessado, afetivo e sempre disposto a agradar. São a companhia ideal para idosos pois adoram passar horas no colo.

A cor do "Black and Tan" como o nome diz é preto e dourado, do "Prince Charles Spaniel" é tricolor (fundo branco com marcações pretas e algo de dourado), o "Ruby" inteiro castanho avermelhado (mogno) e o "Bleinheim" é bicolor fundo branco pérola com marcações em castanho.

A aparência geral é de um cão de pequeno porte, compacto, quadrado, de comportamento alegre e afetivo. A característica mais importante da raça é a cabeça arredondada com focinho curto e olhos escuros.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!