Características Gerais

Padrão FCI n. 257
Grupo n. 5, Cães Spitz, Nórdicos e do Tipo Primitivo
Tamanho pequeno; M-39,5; F-36,5
Peso 7,5 a 10,5 kg
Pelagem densa e áspera
Agressividade média
Aptidão caça e companhia
Atividade
Espontânea
alta
Área para criação pequena
País de Origem Japão

 

Clique para ver

 
Shiba-Inu

O Shiba convive com o povo Japonês há séculos e a raça é considerada a mais antiga e a menor entre os Cães Japoneses.
Os ancestrais do atual Shiba eram os resistentes sobreviventes das regiões montanhosas que eram praticamente impenetráveis para o homem. Apesar de ter sido usado originalmente na caça de grandes animais, atualmente é usado na caça de pequenos. Eles são excelentes guardas e são considerados "o número 1" entre os cães de companhia no Japão, sendo comumente vistos em cidades, subúrbios e no campo.
A raça passou a ter esse nome em torno de 1920 e em 1936 o Shiba foi proclamado produto precioso natural da Nação Japonesa, tendo assim o reconhecimento oficial.
A maioria dos Shibas vistos por volta de 1930 vieram de Yamanashi ou San In no Japão. Como eles vieram das montanhas para as áreas mais populosas e eram usados basicamente em caçadas, a aparência era de certa forma diferente, mais rústica e ossatura mais pesada, diferente dos elegantes Shibas de hoje.
Com a 2ª Guerra Mundial os Shibas estiveram perto da extinção e os remanescentes eram de três linhas de sangue diferentes. O San In Shiba, o Mino Shiba e o Shin Shu Shiba que era o mais popular no Japão. Foi a partir dessas três linhagens que a raça como é conhecida hoje se originou.

O Shiba é corajoso, de bom caráter, digno, de natureza independente, reservado com estranhos e afetivo com os que ganham seu respeito.

A pelagem é dupla com subpêlo macio e denso e pêlo áspero e reto. Os pêlos da cauda são ligeiramente mais longos.

A cor pode ser, vermelho, branco, preto, preto e castanho e ainda tigrado (preto, vermelho, branco, etc).

Na aparência geral ele é pequeno, proporcional, de estrutura robusta, boa ossatura e bem musculoso. Apresenta uma expressão ingênua e belos movimentos. É esperto, de sentidos aguçados, muito atento e ativo.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!