Características Gerais

Padrão FCI n. 88
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho 35,5 a 37 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem longa e abundante
Agressividade normal
Aptidão condutor de rebanhos
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação pequena
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
Shetland Shepdog

O Pastor de Shetland é um Collie em miniatura. Existem poucas dúvidas de que o Shetland tenha se originado de cruzamentos de exemplares menores do Collie e de cruzamentos com raças se não nativas, residentes da ilha.
As Ilhas de Shetland não são ricas em vegetação, seu solo é pedregoso e de vegetação pobre, rodeadas pelo mar, onde severas tempestades são freqüentes. Nestas condições só os fortes e pequenos tinham condições de subsistir.
Em função do isolamento, os pequenos pastores sempre foram a grande paixão ao alcance dos apreciadores de cães .

O Pastor de Shetland é usado tanto como companhia como no trabalho. É de sua natureza obedecer com vontade e naturalidade, com pouco ou nenhum ensino, mas com instinto vindo de gerações treinadas para obedecer, o que tornou a raça uma das campeãs em provas de obediência.
O instinto para guardar propriedades e para dar alarmes o tornam ímpar no trabalho com fazendeiros ou como guardiões do lar, uma herança de anos de constante vigilância necessária para proteger sítios, cabanas e rebanhos contra qualquer tipo de invasor.
Sua habilidade, rapidez, graça e sua agilidade para saltar sobre obstáculos, o tornam fantástico no campo, floresta e no trabalho em fazendas, mas o que o torna mais fascinante é a sua natureza dócil, sua devoção e sua inteligência quase humana.

A pelagem é dupla com pêlo áspero, longo e reto e subpêlo curto, cerrado e muito abundante. Os membros são franjados até a altura dos jarretes, daí para baixo é curta e lisa. Na cauda, a pelagem é profusa. Nas faces, ponta das orelhas e patas, é curto e liso.

A cor é preto, azul-merle, marta (do dourado ao mogno), marcado com branco e/ou castanho em quantidades variadas.

Na aparência geral, é um cão de trabalho de porte pequeno, simétrico, vigoroso e robusto, na verdade pode-se dizer que é uma miniatura do Collie de pêlo longo.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!