Características Gerais

Padrão FCI n. 208
Grupo n. 9, Cães de Companhia
Tamanho 22 a 26, 5 cm
Peso 4, 5 a 7, 5 Kg
Pelagem longa e sedosa
Agressividade baixa
Aptidão companhia
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação pequena
País de Origem China

 

Clique para ver

 
Shih-Tzu

As primeiras informações sobre o Shih-Tzu vieram através de documentos, pinturas e objetos de arte de 624 D.C.. O Rei de Viqur, na época da dinastia Tang, deu um casal desses cães que teriam vindo de Fu-Lin para a corte Chinesa. Algumas outras menções foram feitas novamente no período de 990 a 994 D.C..
Outra teoria diz que esses cães foram trazidos do Tibet para a corte Chinesa em meados do século XVII. Esses animais foram criados na Cidade Proibida de Pequim. Como lembravam um leão receberam o nome Shih-Tzu (leão em chinês). Os cães de criação da corte eram selecionados com grande cuidado e a partir daí o Shih-Tzu se desenvolveu.
É sabido que a criação dos Shih-Tzus na corte era delegada a certos eunucos (homens castrados que tomavam conta dos haréns) que competiam entre si para produzir os espécimes melhores, que seriam destinados ao Imperador.
Os cães selecionados tinham suas imagens pintadas ou bordadas em tapeçarias e os eunucos responsáveis recebiam presentes e favores do Imperador.
O Shih-Tzu foi o cão de companhia em casas nobres (principalmente da família real) durante praticamente toda dinastia Ming. Durante a revolução um grande número de cães foi destruído e poucos escaparam das facas dos invasores.
Em 1934, foi criado o Kennel Clube de Pequim e em 1938 o padrão para a raça foi desenvolvido com a ajuda de uma refugiada Russa, Madame de Breuil,.

O Shih-Tzu possui pelagem longa, densa com bom subpêlo, reta, admitindo-se uma leve ondulação. Recomenda-se que os pêlos da cabeça sejam presos, formando um topetinho.

A cor: todas são permitidas e uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejáveis nos particolores.

Na aparência geral ele é pequeno, robusto, de pelagem abundante, porte ativo e arrogante com a cabeça que lembra um crisântemo e cauda portada alta curvada sobre as costas.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!