Características Gerais

Padrão FCI n. 16
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho grande; mínimo F-56 cm e M-61 cm
Peso padrão, não comenta
Pelagem medianamento longa e abundante
Agressividade baixa
Aptidão pastor e companhia
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação Adaptável a qualquer espaço
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
Old English Sheepdog

O Old English Sheepdog não é um cão muito antigo. As evidências mostram que sua origem data do começo do século XIX ou no máximo 150 anos antes.
Com certeza a raça foi desenvolvida no oeste da Inglaterra mas sua origem precisa é incerta. Alguns estudiosos afirmam que o Collie de barba teve uma grande influência e outros alegam que a maior contribuição seria do Owtchar Russo.
É sabido que no começo do século XVIII cães boiadeiros eram largamente utilizados para levar o gado e rebanhos de ovelhas para os mercados das cidades.
O apelido Bobtail (cauda amputada, rabicó) vem de uma antiga tradição. Os cães boiadeiros, ao contrário dos de luxo, não estavam sujeitos a pagamento de impostos e taxas e o corte da cauda era utilizado para diferir esses animais.
No Brasil sua popularidade cresceu muito por conta de sua aparição em filmes e programas de TV. No programa infantil TV Colosso, a personagem que ganhou a fama como Priscila era um Sheepdog.

Além de tudo, o Sheepdog é um cão do lar, muito inteligente, não é dado a andanças ou brigas. Pode ser facilmente treinado como retriever (que busca a caça), além de ser ótimo na tração de trenós.
Apesar de seu tamanho ele é uma das melhores companhias que se pode ter, adaptando-se tanto a apartamentos como casas com quintal ou qualquer outro tipo de habitação.

Possui pelagem dupla, abundante, reta e áspera. A abundância de pêlos é mais importante que o comprimento.

A cor é cinza, acinzentado ou azul. O corpo e posteriores têm cor uniforme com ou sem manchas brancas. A cabeça, pescoço, membros anteriores e face ventral do corpo, deve ser branco com ou sem manchas.

Na aparência geral ele é forte, bem balanceado, quadrado e compacto, com boa musculatura e capacidade corporal. Essa qualidade combinada com agilidade faz com que ele possa realizar com eficiência sua função de cão pastor e cão boiadeiro.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!