Características Gerais

Padrão FCI n. 124
Grupo n. 8, Retrievers, Levantadores e Dágua
Tamanho 51 a 59 cm
Peso 20 a 29 kg
Pelagem medianamente curta e encaracolada
Agressividade moderada
Aptidão caça
Atividade
Espontânea
média a alta
Área para criação média a grande - Casas com quintal, sítios e fazendas
País de Origem Irlanda

 

Clique para ver

 
Irish Water Spaniel

Esta é uma raça bastante antiga com alguns séculos de existência quando ainda se dividia o grupo dos Spaniels em Spaniel de Terra e Spaniel D'Água.
Originária da Irlanda, onde antes de 1859 existiam duas correntes de desenvolvimento com animais de conformação e cores diferentes. Eram os South Country Water Spaniels e os North Country Water Spaniels.
A variedade South foi mais usada e que acabou moldando a raça como é conhecida hoje.
Este cão é muitas vezes chamado de "Palhaço dos Spaniels" pela sua aparência única com um topete cacheado e longo entre os olhos.

É um animal muito apegado e leal com os donos mas arredio e desconfiado com estranhos.

Sua pelagem naturalmente repelente à água, de cor fígado sólida (o branco no peito não é desejável) não deve ser lanosa sendo fortemente cacheada e um pouco mais longa abaixo da linha das costelas.

Por sua habilidade e desenvoltura na água é bastante usado na caça de aves, e em alguns países também é utilizado como como Retriever (recolhedor) de patos.

Na aparência geral é um cão sólido e fortemente constituído, com pelagem em caracóis e o típico topete, possuindo como característica importante uma cauda grossa e revestida de pequenos cachos com 7 a 10 cm na raiz, tendo no final pelos curtos e lisos que dão a impressão de terem sido tosados.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!