Características Gerais

Padrão FCI n. 309
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suiços
Tamanho 40 a 51 cm
Peso padrão não comenta
Pelagem curto e eriçado
Agressividade alta
Aptidão guarda e defesa
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação média
País de Origem China

 

Clique para ver

 
Shar-pei

O Shar-Pei provavelmente é originário de uma pequena Vila da província de Tai-Li em Kwantung e existe há séculos nas províncias do sudoeste da China, aparentemente desde a Dinastia Han, 200 antes de Cristo.
Um manuscrito chinês do século XIII foi traduzido e fazia referência a um cão cheio de pregas que lembrava muito o Shar-Pei.
Uma das características marcantes dos Shar-Peis é a pele preguiada (pele de areia) e a língua azul, semelhante à que o Chow-Chow possui.
A história do Shar-Pei nos tempos modernos é incompleta. A população de cães dessa raça foi praticamente extinta e nenhum podia ser visto nas cidades e poucos restavam nas áreas rurais.
Depois de 1968 tanto a Associação do Kennel de Hong Kong como a de Kow-loon estabeleceram um padrão e começaram a registrar os Shar-Peis. Esta organização ainda é a responsável pelos registros e vários clubes e associações foram criados em Taiwan, Japão, Korea, Canadá, Grã-bretanha e em alguns outros países da Europa.

Ele é um cão inteligente, digno, carrancudo, independente e reservado com estranhos e extremamente devotado a sua família.

Na aparência geral ele é um cão alerta, compacto de estatura mediana, sólido de perfil quadrado. Sua pele é uma profusão de pregas finas que cobrem a testa e as bochechas que se prolongam para baixo formando pesadas barbelas.

Quanto à pelagem, o pêlo é bem curto e eriçado e rígido ao toque.

A cor pode ser preto, acaju, marrom escuro, bege e creme bem freqüentemente em degrade.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!