Características Gerais

Padrão FCI n. 182
Grupo n. 2, Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suiços
Tamanho 45 a 50cm
Peso padrão não comenta-proporcional
Pelagem curta
Agressividade mediana controlada
Aptidão guarda e companhia
Atividade
Espontânea
moderada
Área para criação média
País de Origem Alemanha

 

Clique para ver

 
Mittlelschnauzer

Das três raças distintas de Schnauzers (Miniatura, Médio e Gigante) o Médio (standard) é o protótipo e o mais antigo deles.
Sua origem é alemã e muito antiga. Sabe-se, por exemplo, que Albrecht Durer (pintor) possuiu um desses cães por pelo menos 12 anos, já que em suas pinturas de 1492 até 1504, a imagem de um mesmo Schnauzer aparece inúmeras vezes.
Até onde podemos voltar, a raça se origina do cruzamento do Poodle Alemão Preto e Wolfspitz Cinza com os Pinscher Pêlo Duro e sua principal vocação caça a ratos e guarda.
Sua sagacidade, inteligência e coragem são tão excepcionais que criadores na sua terra de origem o chamam de o "Cão de Cérebro Humano". Nos Estados Unidos e Inglaterra eles eram muito usados como guarda pessoal e companhia por eles terem uma incrível percepção da aproximação de um perigo.

Eles são excelentes cães de água e aprendem a função de retriever (recolhedor) com muita facilidade. Além disso, na proteção de rebanhos contra os coiotes saqueadores se mostrou mais eficiente do que a maioria das raças.
Todos os Schnauzers na Alemanha tem suas orelhas cortadas. Já em outros países, como os Estados Unidos, o padrão do Kennel Clube permite tanto a cortada como a natural.

Possui pelagem dupla, com pêlo duro de arame, áspero e denso sem ser lanoso ou ondulado, com subpêlo denso. Na cabeça e nas orelhas é mais curto.

A cor é preto sólido e sal-e-pimenta. O sal-e-pimenta varia de um tom médio, igualmente distribuído e bem pigmentado com subpêlo cinza, variações do cinza escuro ao cinza-prata. A máscara escura é desejável.

Na aparência geral ele é um cão de estatura quadrada e ossatura forte. Uma característica típica é a barba áspera e sobrancelhas arqueadas que cobrem ligeiramente os olhos.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!