Características Gerais

Padrão FCI n. 296
Grupo n. 1, Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os Suiços)
Tamanho médio; M-56 a 61 cm; F-51 a 56 cm
Peso 23 a 34 Kg
Pelagem curta
Agressividade moderada
Aptidão pastor, guarda e companhia
Atividade
Espontânea
média
Área para criação média
País de Origem Grã Bretanha

 

Clique para ver

 
Collie Smooth

As origens da raça são muito imprecisas pois o Collie até o século XVIII era considerado um cão exclusivamente de trabalho, não existia emissão de pedigrees, o que de certa forma, até preservou sua pureza.
Não há também uma unanimidade quanto à formação da raça. Acredita-se que descendam dos cães que acompanhavam os invasores romanos em 50 D.C. e de cães nativos da Escócia. O mais provável é que eles tenham se originado a partir de cruzamentos de Greyhounds, Gordon Setters e Setter Irlandeses. Até a origem do nome é uma suposição. O nome original "Coley" pode ser uma derivação da palavra anglo-saxônica, significando "preto", que era possivelmente a cor original da raça ou ainda uma apropriação do nome das ovelhas de cara preta, conhecidas como colleys, que eram pastoreadas pelos cães Collies.
O fato é que o Collie passou por uma longa seleção e os exemplares que eram comuns na Escócia eram mais baixos e de focinho mais curto que os atuais.
O Colie de Pêlo Curto tem suas raízes num filhote de Colie Tricolor de nome Trefoil, nascido em 1873 e, por conseguinte, tem a mesma origem do Colie de Pêlo Longo.
As duas variedades são julgadas por um único padrão, exceto pelagem.
Na verdade as duas variedades o Rough Collie (pêlo longo) e o Smooth Collie (pêlo curto), são muito inteligentes, o que é fundamental num cão pastor.
O Collie pastoreava as ovelhas nas Terras Altas da Escócia, às vezes sem que o pastor o guiasse, sendo capaz de agir por conta própria, tomando decisões, e esse é um dos fatores que o difere de outras raças. São muito afetivos com crianças e muito companheiros.

A pelagem é dupla, com subpêlo bem espesso e pêlo curto liso e áspero.

A cor é a mesma para as duas variedades, podendo ser dourado e branco, tricolor ou azul merle.

Na aparência geral o Collie de Pêlo Curto é um cão de porte médio, nobre, belo, de expressão inteligente, estrutura física sólida com cabeça afilada, praticamente sem stop, focinho alongado, orelhas semi-eretas e cauda portada baixa.

 


Voltar

 


Clique aqui.


Para retornar na sua pesquisa, clique no botão do seu Browser!